ESCOLA ESTADUAL ENSINO FUNDAMENTAL ____________________________
PROFESSOR(A): Marcelo DISCIPLINA: Geografia
SÉRIE/ANO/MODALIDADE: 9°ANO
Nome:
Turma:
Data:
Atividades de Março - Revisão dos conteúdos do ano anterior
Orientações para as atividades:
Você deve ler os textos e depois responder as questões. Copie as perguntas e responda no caderno. Você pode tirar foto das atividades e enviar para a escola. Se você receber o material impresso não é necessário entregar essa folha. Você pode copiar as questões em uma folha de caderno e entregar, mantendo a folha com os textos e questões com você para estudar quando quiser.
Dúvidas: marceloptavares@yahoo.com.br whatsapp: 51986445820
Os continentes
Costumam-se reconhecer seis continentes na superfície terrestre: América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida. Este último continente, pelo fato de ser relativamente inóspito, é o único que não é intensivamente ocupado nem dividido em países ou Estados nacionais. Os continentes são imensas massas sólidas na superfície terrestre, diferentes das ilhas, que são terras emersas menores. Sabemos que a maior parte da superfície terrestre é constituída por oceanos e mares. Eles abrangem cerca de 73% dos 510 milhões de quilômetros quadrados que correspondem à superfície total do nosso planeta. Já os continentes e as ilhas abrangem apenas cerca de 27% da superfície da Terra.
O continente Americano
O continente americano localiza-se inteiramente no Hemisfério Ocidental e é o segundo maior do mundo, com uma área territorial de 42.209.248 quilômetros quadrados. A América se alonga no sentido norte-sul, abrangendo desde o norte do Canadá até o sul da Argentina e do Chile. Há duas maneiras de regionalizar o continente. Uma forma de regionalizar o continente americano é dividi-lo em três partes considerando os aspectos físicos e geográficos, principalmente a forma e a localização de cada área. Procure observar um mapa do Continente Americano e veja como, do ponto de vista geográfico, o continente tem duas imensas massas continentais (Américas do Norte e do Sul) e, ligando-as, há uma faixa estreita, um istmo com muitas ilhas. Essa parte é chamada América Central.
América do Norte: compreende o Canadá, os Estados Unidos e o México, além da Groenlândia, possessão da Dinamarca;
América Central: abrange um istmo (parte continental) e várias ilhas (parte insular), entre as outras duas partes do continente e onde se localizam países continentais, como Panamá, Guatemala e Costa Rica, e países insulares, como Cuba, Haiti e República Dominicana.
América do Sul: onde estão o Brasil, a Argentina, o Chile, a Venezuela, o Equador, a Bolívia, a Colômbia, o Uruguai, o Paraguai, o Peru, a Guiana, o Suriname e Guiana Francesa (que pertence a França).
Outra forma de regionalização o nosso continente é a regionalização que se baseia no ponto de vista histórico-social e que divide a América em duas unidades ou regiões:
América Anglo-Saxônica: abrange os Estados Unidos e o Canadá, países desenvolvidos em que predomina o inglês, língua de origem anglo-saxônica.
América Latina: inclui todos os países do continente tidos como não desenvolvidos ou do Sul geoeconômico, nos quais predominam o espanhol e o português, línguas originadas do latim.
Questões:
1) Quais seriam os seis continentes existentes na Terra?
2) O que são os continentes?
3) Como é a distribuição da superfície terrestre entre continentes e oceanos?
4) Onde está localizado o continente americano?
5) Cite as duas principais regionalizações do continente americano?
6) Como é a regionalização do continente americano pelo critério geográfico?
7) Como é a regionalização do continente americano pelo critério histórico-cultural?
8) Cite os países que fazem parte da América do Norte.
9) Cite 5 países da América do Sul.
Formação histórica da América
Uma das explicações para as desigualdades no nível de desenvolvimento entre as duas Américas é o tipo de colonização que predominou em cada uma delas:
• A colonização de povoamento foi o tipo de colonização predominou nos Estados Unidos e também no Canadá, o objetivo dos colonizadores era fundar uma nova pátria, isto é, os colonizadores tinham intenção de morar permanentemente no lugar;
• A colonização de exploração foi o tipo de colonização que predominou na América Latina, na qual o objetivo dos colonizadores era tão somente enriquecer e retornar para a metrópole.
As colônias de povoamento receberam pessoas que eram consideradas “excedentes” na Europa, ou seja, a população que emigrava desse continente em direção à América, fugia das guerras ou emigrava em épocas de fome e carência. Eles emigravam não em busca de riquezas, para depois retornar à Europa, mas sim em busca de um novo lar, de uma nova pátria para viver permanentemente. Desde o princípio os colonizadores do nordeste dos Estados Unidos asseguraram certa autonomia em relação à metrópole. Isso se traduziu na organização econômica dessas colônias, que passaram a desenvolver manufaturas, como roupas e gêneros alimentícios, apesar da proibição da Inglaterra.
Na América Latina, as potências europeias estabeleceram as colônias de exploração, tipo de colonização dominante do século XVI ao XVIII. Essas colônias foram organizadas para atender aos interesses econômicos da metrópole. A função das colônias, portanto, era fornecer riquezas minerais ou produzir gêneros agrícolas a preços baixos, tais como açúcar, ouro, prata, etc. Para realizar esse trabalho de exploração, escravizavam indígenas e africanos para serem usados como mão de obra barata. Esse tipo de colonização, mercantilista e exploradora, como consequência, deixou profundas marcas nas sociedades latino-americanas. Como exemplo, pode-se mencionar o fato de que os países latino-americanos, em geral, exportam produtos primários (soja, café, minérios, açúcar, carnes, etc.), ou manufaturados de baixo valor agregado, e importam bens manufaturados ou industrializados, principalmente os com maior valor agregado (mais tecnologia).
Questões:
10) O que ajuda a explicar as desigualdades no nível de desenvolvimento entre as “duas Américas”?
11) Diferencie colonização de povoamento de colonização de exploração.
12) Como era a população que emigrava para as colonias de povoamento?
13) Como era a autonomia das colonias de povoamento?
14) Que tipo de benefícios a autonomia das colônias de povoamento proporcionou?
15) Quem se beneficiava com as colônias de exploração?
16) Qual era a função das colônias de exploração?
17) Como era a população das colônias de exploração?
18) Qual a consequência das colônias de exploração para as sociedades latino-americanas?
19) Qual o tipo de exportação predominante nos países latino-americanos?
20) Qual o tipo de importação predominante nos países latino-americanos?
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