Pular para o conteúdo principal

Atividades 8º ANO de Maio - América - Aspectos gerais - Regionalização - Formação histórica da América - Aspectos físico naturais - relevo e clima.

 

 


 

Os continentes

Costumam-se reconhecer seis continentes na superfície terrestre: América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida. Este último continente, pelo fato de ser relativamente inóspito, é o único que não é intensivamente ocupado nem dividido em países ou Estados nacionais. Os continentes são imensas massas sólidas na superfície terrestre, diferentes das ilhas, que são terras emersas menores. Sabemos que a maior parte da superfície terrestre é constituída por oceanos e mares. Eles abrangem cerca de 73% dos 510 milhões de quilômetros quadrados que correspondem à superfície total do nosso planeta. Já os continentes e as ilhas abrangem apenas cerca de 27% da superfície da Terra.

 

O continente Americano

O continente americano localiza-se inteiramente no Hemisfério Ocidental e é o segundo maior do mundo, com uma área territorial de 42.209.248 quilômetros quadrados. A América se alonga no sentido norte-sul, abrangendo desde o norte do Canadá até o sul da Argentina e do Chile. Há duas maneiras de regionalizar o continente uma considerando os aspectos físico e geograficos e outra considerando os aspectos históricos e culturais.

A forma de regionalizar o continente americano divide ele em três partes considerando os aspectos físicos e geográficos, principalmente a forma e a localização de cada área. Procure observar um mapa do Continente Americano e veja como, do ponto de vista geográfico, o continente tem duas imensas massas continentais (Américas do Norte e do Sul) e, ligando-as, há uma faixa estreita, um istmo com muitas ilhas. Essa parte é chamada América Central.

América do Norte: compreende o Canadá, os Estados Unidos e o México, além da Groenlândia, possessão da Dinamarca;

América Central: abrange um istmo (parte continental) e várias ilhas (parte insular), entre as outras duas partes do continente e onde se localizam países continentais, como Panamá, Guatemala e Costa Rica, e países insulares, como Cuba, Haiti e República Dominicana.

América do Sul: onde estão o Brasil, a Argentina, o Chile, a Venezuela, o Equador, a Bolívia, a Colômbia, o Uruguai, o Paraguai, o Peru, a Guiana, o Suriname e Guiana Francesa (que pertence a França).



A outra forma de regionalizar o nosso continente é a regionalização que se baseia no ponto de vista histórico-social e que divide a América em duas unidades ou regiões:

América Anglo-Saxônica: abrange os Estados Unidos e o Canadá, países desenvolvidos em que predomina o inglês, língua de origem anglo-saxônica.

América Latina: inclui todos os países do continente tidos como não desenvolvidos ou do Sul geoeconômico, nos quais predominam o espanhol e o português, línguas originadas do latim.

 

Questões:

1) O que são os continentes?

2) Onde está localizado o continente americano?

3) Cite as duas principais regionalizações do continente americano?

4) Como é a regionalização do continente americano pelo critério geográfico?

5) Como é a regionalização do continente americano pelo critério histórico-cultural?

 

Formação histórica da América

Uma das explicações para as desigualdades no nível de desenvolvimento entre as duas Américas é o tipo de colonização que predominou em cada uma delas:

A colonização de povoamento foi o tipo de colonização predominou nos Estados Unidos e também no Canadá, o objetivo dos colonizadores era fundar uma nova pátria, isto é, os colonizadores tinham intenção de morar permanentemente no lugar;

A colonização de exploração foi o tipo de colonização que predominou na América Latina, na qual o objetivo dos colonizadores era tão somente enriquecer e retornar para a metrópole.

As colônias de povoamento receberam pessoas que eram consideradas “excedentes” na Europa, ou seja, a população que emigrava desse continente em direção à América, fugia das guerras ou emigrava em épocas de fome e carência. Eles emigravam não em busca de riquezas, para depois retornar à Europa, mas sim em busca de um novo lar, de uma nova pátria para viver permanentemente. Desde o princípio os colonizadores do nordeste dos Estados Unidos asseguraram certa autonomia em relação à metrópole. Isso se traduziu na organização econômica dessas colônias, que passaram a desenvolver manufaturas, como roupas e gêneros alimentícios, apesar da proibição da Inglaterra.

Na América Latina, as potências europeias estabeleceram as colônias de exploração, tipo de colonização dominante do século XVI ao XVIII. Essas colônias foram organizadas para atender aos interesses econômicos da metrópole. A função das colônias, portanto, era fornecer riquezas minerais ou produzir gêneros agrícolas a preços baixos, tais como açúcar, ouro, prata, etc. Para realizar esse trabalho de exploração, escravizavam indígenas e africanos para serem usados como mão de obra barata. Esse tipo de colonização, mercantilista e exploradora, como consequência, deixou profundas marcas nas sociedades latino-americanas. Como exemplo, pode-se mencionar o fato de que os países latino-americanos, em geral, exportam produtos primários (soja, café, minérios, açúcar, carnes, etc.), ou manufaturados de baixo valor agregado, e importam bens manufaturados ou industrializados, principalmente os com maior valor agregado (mais tecnologia).

 

Questões:

6) O que ajuda a explicar as desigualdades no nível de desenvolvimento entre as “duas Américas”?

7) Diferencie colonização de povoamento de colonização de exploração.

8) Qual foi a consequência desse tipo de colonização de exploração para as sociedades latino-americanas?

 

Localização geográfica da América

Considerando as terras contínuas, a América se localiza totalmente no hemisfério ocidental. O continente se estende de norte a sul, desde o paralelo 71° N até o paralelo 56° S, e de leste a oeste, desde o meridiano de

35° O, na ponta do Seixas, no Brasil, até o meridiano de 168° O, no Alasca. Essa imensa extensão latitudinal, ou seja, de norte a sul, confere ao continente americano uma imensa variedade climática e de paisagens.

 

RELEVO AMERICANO

Na América, destacam-se quatro grandes conjuntos de relevo, que se distinguem um do outro pela altitude: as altas cordilheiras do oeste; as planícies centrais; as depressões do centro; e os planaltos e as montanhas antigos desgastados do leste. Na costa oeste do continente, banhada pelo oceano Pacífico, predominam formações montanhosas jovens, ou seja, de idade geológica recente. Essas cadeias de montanhas se estendem por cerca de 15 000 quilômetros, desde o Alasca até o extremo sul do Chile, recebendo diferentes denominações locais: Montanhas Rochosas, no Canadá e nos Estados Unidos; Serra Madre, no México; e Cordilheira dos Andes, na América do Sul. Essas montanhas apresentam grandes altitudes; suas acentuadas declividades e o frio intenso inibem a ocupação humana. Tanto na costa do Atlântico quanto na costa do Pacífico existem as chamadas planícies litorâneas ou costeiras, formadas pela deposição de sedimentos marinhos e fluviais. Na costa oeste, elas são estreitas, enquanto na costa leste costumam ser mais amplas. A costa do Atlântico, a leste do continente americano, é constituída de montanhas e planaltos antigos, bastante desgastados pelos agentes erosivos (ventos, chuvas etc.). Os principais planaltos são: Planalto Laurenciano, no Canadá; Montes Apalaches, nos Estados Unidos; Planalto das Guianas e Planalto Brasileiro, na América do Sul. Na porção central da América, encontram-se grandes planícies e depressões, como a Planície Central, na América do Norte; e as planícies e depressões

da Amazônia, a Planície do Pantanal e a Depressão do Chaco, na América do Sul.

 

 

Clima - O continente americano apresenta grande variedade climática





 




 

Questões:

9) Observando o mapa climático do Continente Americano. Cite todos os tipos climáticos que ocorrem no Brasil.

10) Como é o clima subtropical? Cite 3 características desse tipo climático.


Comentários

Postagens de acordo com a série <-clique aqui


Sistema Solar

Sistema Solar

Postagens mais visitadas deste blog

9º ano - Abril 2021 - O continente europeu - Aspectos gerais - Divisão política- Localização - Regionalização da Europa - Aspectos físico-naturais.

  Atividades de Abril - O continente europeu - Aspectos gerais - Divisão política- Localização - Regionalização da Europa - Aspectos físico-naturais.   Europa: continente ou península da Eurásia? Do ponto de vista físico, a Europa fica na porção oeste da grande massa continental da Eurásia (Europa e Ásia), numa grande península. Península é uma porção de terra emersa cercada de água por todos os lados, exceto um, que a une ao continente. Os Montes Urais, os mares Negro e Cáspio e a Cordilheira do Cáucaso são considerados os limites naturais entre a Europa e a Ásia. Historicamente, eles representaram obstáculos físicos para a integração entre os povos do leste e do oeste da Eurásia. Sob os aspectos histórico, político e social, entretanto, a Europa é considerada um continente em virtude dos fatores que a distinguem tanto do conjunto mundial como da Ásia. A Europa foi o centro de movimentos importantes, com desdobramentos em todo o mundo, como a democracia grega, o direito romano,

8 ano - Abril 2021 - Geopolítica, Região e Regionalização, Tipos de Regionalização do Mundo.

  Geopolítica e relações internacionais Pode-se definir geopolítica como a ciência que estuda estratégias do Estado para administrar seu território, visando à sobrevivência de seu povo e sua melhor inserção no plano internacional. Além desse termo, Estado, nação, território e país são conceitos-chave da Geografia. Embora às vezes sejam usados como sinônimos, cada termo se refere a conceitos distintos,  muito importantes para entender o mundo atual. O atual mapa do mundo, ou mapa-múndi, representa um momento da geopolítica internacional, resultado das complexas relações históricas entre territórios, Estados e nações. O mapa-múndi não é imutável; países ainda podem ser criados, extintos ou reorganizados. O mapa que vemos hoje é resultado de um processo histórico-social. Diversos povos vivem em constantes conflitos para obter autonomia política sobre um território, ou seja, lutam contra o domínio ou a invasão de seu território por outros países. Essa luta por autonomia pode levar à c

Formas de Relevo

Formas de Relevo