Pular para o conteúdo principal

6º Ano - TERRA E O SISTEMA SOLAR

A TERRA E O SISTEMA SOLAR

 

Para começar este novo conteúdo, assista o vídeo:


O vídeo pode ser acessado neste endereço: https://www.youtube.com/watch?v=dob2tk_ipec

Exercício para pesquisar:

1) Faça um desenho do Sistema Solar com o Sol e os 8 planetas. Os planetas devem estar organizados em ordem de proximidade em relação ao Sol.


Geografia e a Terra no Universo

Para estudar Geografia, é necessário conhecer alguns aspectos da Terra no Universo. Isso porque muitos fenômenos que se manifestam na superfície da Terra se originam no espaço cósmico ou Universo. As estações do ano, por exemplo, de grande importância para as atividades humanas — época de plantio, de colheita, de se proteger do frio e da chuva etc. —, são explicadas pela inclinação do eixo da Terra, pelo movimento de translação que ela executa ao redor do Sol, pela sua forma esférica e pela variação de como a radiação solar atinge as diferentes porções da superfície terrestre.

O próprio traçado dos círculos polares Ártico e Antártico e dos trópicos de Câncer e de Capricórnio teve por base a incidência dos raios solares na superfície e, consequentemente, a definição das zonas de iluminação da Terra — zonas polares, temperadas e tropical. Compreende-se, assim, por que a Geografia necessita de alguns conhecimentos sobre o Universo para explicar fenômenos que interferem na natureza e na vida humana.

 

A Terra e o Sistema Solar

O Sistema Solar é formado pelo Sol e pelos astros que giram ao seu redor. A Terra, planeta onde vivemos, é um corpo celeste que orbita nesse sistema. O Sol é uma estrela que irradia luz e

calor, fundamentais para o surgimento e a manutenção da vida na Terra. Assim como qualquer astro, o planeta Terra está em constante movimento no espaço sideral.

            A Terra está localizada no Sistema Solar, entre os planetas Vênus e Marte: é o terceiro planeta mais próximo do Sol e o quinto maior desse sistema. O avanço da ciência permitiu compreender que a Terra é um corpo de formato similar ao esférico, e não uma superfície plana, como se acreditou por muito tempo. Geoide é o nome utilizado para descrever esse formato

arredondado, irregular e ligeiramente achatado nos polos, que foi evidenciado, principalmente, pela análise de dados obtidos por meio de satélites artificiais.

A rotação e a translação são os movimentos mais importantes do planeta. Eles influenciam diretamente o dia e a noite, o clima e as paisagens de cada local.

Rotação é o movimento que a Terra realiza em torno do seu eixo, ou seja, em torno de si mesma. Esse movimento ocorre de oeste para leste e dura cerca de 24 horas (ou, mais precisamente,23 horas, 56 minutos e 4 segundos). A principal consequência do movimento de rotação é a sucessão dos dias e das noites. Em determinado momento, enquanto em uma face do planeta é dia, pois está sendo iluminada pelo Sol, na face oposta é noite.

Graças à rotação da Terra, o Sol aparece de um lado (aproximadamente no leste) e desaparece do outro (aproximadamente no oeste). Para um observador fixo, parece que ele está se movimentando, quando na verdade é a Terra que se move. Esse fenômeno é chamado de movimento aparente do Sol. Ao longo do dia, o Sol é percebido em posições diferentes com o passar das horas.

A translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol. Esse movimento completo dura 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 47 segundos, o que, como unidade de medida de tempo, é chamado de ano solar. Para facilitar, o nosso calendário arredonda o ano para 365 dias, e a cada quatro anos é acrescentado um dia ao mês de fevereiro (chamado de ano bissexto). A distribuição desigual de luz e calor do Sol nos dois hemisférios (Norte e Sul) ao longo de um ano resulta nas quatro estações (primavera, verão, outono e inverno), que têm início nos equinócios e solstícios. Essa variação se deve principalmente à inclinação do eixo terrestre associada ao movimento de translação.

 

Equinócio - Momento em que os dias e as noites têm a mesma duração. Ocorre geralmente em 20 ou 21 de março e marca o início do outono no Hemisfério Sul e da primavera no Hemisfério Norte; e em 22 ou 23 de setembro, marcando o início da primavera no Hemisfério Sul e do outono no Hemisfério Norte.

 

Solstício - Momento em que há a maior diferença de duração entre o dia e a noite. Ocorre em 20 ou 21 de junho e marca o início do inverno no Hemisfério Sul e do verão no Hemisfério Norte; e de 21 a 23 de dezembro, marcando o início do verão no Hemisfério Sul e do inverno no Hemisfério Norte.

 

Em algumas regiões do globo terrestre, principalmente nas Zonas Temperadas, as quatro estações do ano apresentam características bem definidas.  No verão, os dias são mais quentes e longos, em consequência do maior tempo de exposição aos raios solares, e as noites são mais curtas. No outono e na primavera, as temperaturas tornam-se mais amenas. O dia e a noite têm a mesma duração, já que a iluminação é igual nos dois hemisférios. No inverno, a temperatura do ar é mais baixa. Faz mais frio, as noites são mais longas e os dias são mais curtos, em razão da menor exposição aos raios solares. Na Zona Tropical, essas características das quatro estações não são tão bem definidas, por isso é mais difícil diferenciá-las ao longo do ano. Em algumas regiões tropicais e cidades do Brasil como, por exemplo, Fortaleza, no Ceará, e Manaus, no Amazonas, predominam duas estações: a seca e a chuvosa.

 

Observe na ilustração a seguir que, quando é verão no Hemisfério Norte, é inverno no Hemisfério Sul. O Hemisfério Norte é o mais iluminado e aquecido entre junho e setembro. A partir de então, começam o outono no Hemisfério Norte e a primavera no Hemisfério Sul. Em 21, 22 ou 23 de dezembro começam o verão no Hemisfério Sul e o inverno no Hemisfério Norte. Como a maior parte do Brasil está no Hemisfério Sul, o verão no país começa em dezembro, e o inverno, em junho.


Questões:

2) Como é formado o Sistema Solar?

3) O que é o Sol?

4) É correto afirmar que a Terra é plana? Justifique.

5) Quais são os dois movimentos da Terra mais importantes?

6) O que é movimento de rotação?

7) Qual a principal consequência do movimento de rotação?

8) Explique porque alguém na Terra pode acreditar que é o Sol que se movimenta e não a Terra?

9) O que é movimento da translação?

10) Qual é a consequência importante do movimento de translação associado com a inclinação do eixo terrestre?

11) O que é equinócio e quando ocorre?

12) O que é solstício e quando ocorre?

Complete corretamente as frases (utilizando: verão, inverno, outono, primavera):

13) Quando é verão no Hemisfério Sul é _________ no Hemisfério Norte.

14) Quando é Outono no Hemisfério Norte é __________ no Hemisfério Sul.

15) Se estamos no mês de junho isto significa que é __________ no Hemisfério Norte e _____________ Hemisfério Sul.

16) Como são as estações do ano nas regiões temperadas?

17) Como são as estações do ano nas regiões tropicais? 

Comentários

Postagens de acordo com a série <-clique aqui


Sistema Solar

Sistema Solar

Postagens mais visitadas deste blog

9º ano - Abril 2021 - O continente europeu - Aspectos gerais - Divisão política- Localização - Regionalização da Europa - Aspectos físico-naturais.

  Atividades de Abril - O continente europeu - Aspectos gerais - Divisão política- Localização - Regionalização da Europa - Aspectos físico-naturais.   Europa: continente ou península da Eurásia? Do ponto de vista físico, a Europa fica na porção oeste da grande massa continental da Eurásia (Europa e Ásia), numa grande península. Península é uma porção de terra emersa cercada de água por todos os lados, exceto um, que a une ao continente. Os Montes Urais, os mares Negro e Cáspio e a Cordilheira do Cáucaso são considerados os limites naturais entre a Europa e a Ásia. Historicamente, eles representaram obstáculos físicos para a integração entre os povos do leste e do oeste da Eurásia. Sob os aspectos histórico, político e social, entretanto, a Europa é considerada um continente em virtude dos fatores que a distinguem tanto do conjunto mundial como da Ásia. A Europa foi o centro de movimentos importantes, com desdobramentos em todo o mundo, como a democracia grega, o direito romano,

Atividades 8º ANO de Maio - América - Aspectos gerais - Regionalização - Formação histórica da América - Aspectos físico naturais - relevo e clima.

      Os continentes Costumam-se reconhecer seis continentes na superfície terrestre: América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida. Este último continente, pelo fato de ser relativamente inóspito, é o único que não é intensivamente ocupado nem dividido em países ou Estados nacionais. Os continentes são imensas massas sólidas na superfície terrestre, diferentes das ilhas, que são terras emersas menores. Sabemos que a maior parte da superfície terrestre é constituída por oceanos e mares. Eles abrangem cerca de 73% dos 510 milhões de quilômetros quadrados que correspondem à superfície total do nosso planeta. Já os continentes e as ilhas abrangem apenas cerca de 27% da superfície da Terra.   O continente Americano O continente americano localiza-se inteiramente no Hemisfério Ocidental e é o segundo maior do mundo, com uma área territorial de 42.209.248 quilômetros quadrados. A América se alonga no sentido norte-sul, abrangendo desde o norte do Canadá até o sul da Argentina e d

8 ano - Abril 2021 - Geopolítica, Região e Regionalização, Tipos de Regionalização do Mundo.

  Geopolítica e relações internacionais Pode-se definir geopolítica como a ciência que estuda estratégias do Estado para administrar seu território, visando à sobrevivência de seu povo e sua melhor inserção no plano internacional. Além desse termo, Estado, nação, território e país são conceitos-chave da Geografia. Embora às vezes sejam usados como sinônimos, cada termo se refere a conceitos distintos,  muito importantes para entender o mundo atual. O atual mapa do mundo, ou mapa-múndi, representa um momento da geopolítica internacional, resultado das complexas relações históricas entre territórios, Estados e nações. O mapa-múndi não é imutável; países ainda podem ser criados, extintos ou reorganizados. O mapa que vemos hoje é resultado de um processo histórico-social. Diversos povos vivem em constantes conflitos para obter autonomia política sobre um território, ou seja, lutam contra o domínio ou a invasão de seu território por outros países. Essa luta por autonomia pode levar à c

Formas de Relevo

Formas de Relevo