Pular para o conteúdo principal

9º ano - Abril 2021 - O continente europeu - Aspectos gerais - Divisão política- Localização - Regionalização da Europa - Aspectos físico-naturais.

 

Atividades de Abril - O continente europeu - Aspectos gerais - Divisão política- Localização - Regionalização da Europa - Aspectos físico-naturais.

 

Europa: continente ou península da Eurásia?

Do ponto de vista físico, a Europa fica na porção oeste da grande massa continental da Eurásia (Europa e Ásia), numa grande península. Península é uma porção de terra emersa cercada de água por todos os lados, exceto um, que a une ao continente. Os Montes Urais, os mares Negro e Cáspio e a Cordilheira do Cáucaso são considerados os limites naturais entre a Europa e a Ásia. Historicamente, eles representaram obstáculos físicos para a integração entre os povos do leste e do oeste da Eurásia.

Sob os aspectos histórico, político e social, entretanto, a Europa é considerada um continente em virtude dos fatores que a distinguem tanto do conjunto mundial como da Ásia. A Europa foi o centro de movimentos importantes, com desdobramentos em todo o mundo, como a democracia grega, o direito romano, o renascimento cultural e artístico, o capitalismo, a Revolução Industrial (1750), a Revolução Francesa (1789) e a implantação do socialismo.

Se você observar um mapa do mundo, notará que não existe separação entre Europa e Ásia por mar ou oceano. Por isto, fisicamente, Europa e Ásia formariam um único continente:a Eurásia. Cabe considerar a existência de países transcontinentais, ou seja, cujos territórios estão distribuídos nos dois continentes. Rússia e Turquia encaixam-se nessa categoria, com terras na Ásia e na Europa.

Na Europa ocorreu a formação dos primeiros blocos econômicos, mas nela também houve muitos conflitos internos ao longo da história para a formação de Estados nacionais, além de ela ter sido campo de batalha de duas guerras mundiais: a primeira, entre 1914 e 1918; e a segunda, entre 1939 e 1945, que causaram a morte de milhões de pessoas e alteraram não apenas as fronteiras entre seus Estados, mas também resultaram na formação de novos,

 

Hegemonia europeia e divisão do mundo em Ocidente e Oriente

A expansão marítimo-comercial europeia nos séculos XV, XVI e XVII foi o marco inicial da construção da hegemonia da Europa no mundo entre esses séculos e a Primeira Guerra Mundial.

Ao incorporar a África, a América e a Oceania ao seu horizonte geográfico e fundar colônias na América e feitorias na África e na Ásia, a Europa ampliou consideravelmente o seu espaço comercial permitindo que realizasse a “acumulação primitiva do capital”, ou seja, o processo de acumulação de riquezas, que, posteriormente, nos séculos XVIII e seguintes, possibilitou a alguns países europeus, como Inglaterra, França, Bélgica, Itália, Alemanha etc., a realização da Primeira e da Segunda Revolução Industrial e a implantação do capitalismo industrial e do neocolonialismo ou imperialismo. No século XIX, esses países se lançaram sobre a África e a Ásia, substituindo as feitorias do século XVI pela apropriação de territórios e a implantação de impérios coloniais.

Vê-se que a influência europeia no mundo foi grande nos dois períodos históricos representados, do século XVI até o XIX. E continuou pelo século XX, pois a descolonização africana e asiática ocorreu somente na segunda metade do século XX, com a exceção da Índia, em 1947. A influência europeia também se estendeu pelo mundo por meio de instituições, leis, religiões, formas e sistemas de governo, línguas, artes, filosofias, ciências, tecnologias etc. A Europa ditava a moda na maneira de se vestir, no modo de pensar e na educação formal, e a língua francesa era falada entre classes sociais mais abastadas em diferentes países do mundo. Após a Primeira Guerra Mundial, com a emergência dos Estados Unidos na condição de potência industrial, a hegemonia europeia começou a declinar, apesar de manter até os dias atuais grande presença política, econômica e científica nas relações internacionais.

 

Divisão política da Europa: 

Responda às questões com auxilio do mapa da Europa, a seguir no caderno.

1. Indique o nome de dois países europeus sem saída para o mar ou oceano.

2. Cite o nome de dois países insulares da Europa (insular é uma pais localizado em uma ilha ou conjunto de ilhas).

3. Cite um país cujo território está em uma península.

4. Cite 10 países europeus.

5. Indique um país banhado pelo Mar Mediterrâneo.

 

Questões com base nos textos:

6. O que é Eurásia?

7. O que é península?

8. Quais seriam os limites naturais entre Europa e Ásia?

9. Por que a Europa é considerada um continente?

10. Indique os movimentos importantes ocorridos na Europa citados no texto.

11. O que são países transcontinentais?

12. Qual foi o marco inicial da construção da hegemonia da Europa no mundo?

13. O que é a “acumulação primitiva do capital”?

14. O que a “acumulação primitiva do capital” proporcionou posteriormente?

15. O texto afirma:

“A influência europeia também se estendeu pelo mundo por meio de instituições, leis, religiões, formas e sistemas de governo, línguas, artes, filosofias, ciências, tecnologias etc.”

Cite três idiomas de origem europeia difundidos pelo mundo e um exemplo de religião de origem europeia difundido pelo mundo.

 

Continuação do texto:

O território europeu apresenta grande fragmentação territorial, possuindo 50 países. Alguns deles apresentam pequena área, como o Vaticano, o menor país do mundo, além de Mônaco, Andorra, San Marino, Luxemburgo e Liechtenstein. O litoral europeu é amplo e bastante recortado, com mares, penínsulas,estreitos, golfos e ilhas, muitos países não têm acesso ao mar ou oceano, como Hungria, Suíça e Áustria. Alguns se encontram em arquipélagos e ilhas, como Reino Unido, Irlanda, Islândia e Malta; outros localizam-se em penínsulas, como Portugal e Espanha (Península Ibérica), Itália (Península Itálica) e Noruega, Suécia e Finlândia (Península Escandinava).

 

Europa Ocidental - Constituída por 25 países, é berço de antigas e importantes civilizações, como a romana e a grega. Nela surgiram os princípios da democracia e do capitalismo e tiveram início as Grandes Navegações e a Revolução Industrial. De maneira geral, os países da Europa Ocidental apresentam elevado desenvolvimento econômico e social. Em 2017, entre os 15 países com maior IDH do mundo, dez estavam na Europa Ocidental, como Noruega, Suíça, Suécia, entre outros.

 

Europa Oriental - A Europa Oriental, ou Leste Europeu, também com 25 países, ficou marcada pela experiência do socialismo soviético e pela forte influência política, econômica e militar da ex-União Soviética. A partir da década de 1990, com a URSS, a região passou por grandes transformações, como conflitos etnorreligiosos, surgimento de novos países, adoção do capitalismo, retorno das eleições livres e do pluripartidarismo. Em geral, os países do Leste Europeu apresentam desenvolvimento econômico e social inferior ao dos países da Europa Ocidental.

 

Europa - Localização e aspectos físico-naturais.

O continente europeu está situado no hemisfério norte, quase totalmente na Zona Temperada, com exceção do extremo norte, localizado na Zona Polar, essa localização favorece a predominância do clima temperado na maior parte do continente, e em geral, climas frios. Assim como as vegetação, que e´adaptada ao clima, .encontramos a predominância de Florestas Temperadas. Entretanto, grande parte dessas florestas já foi derrubada, e o continente sofre com o desmatamento.

A rede hidrográfica europeia é densa e apresenta numerosos cursos de água. Seus rios e mares são utilizados para produção de energia, irrigação, comércio e navegação. Além disso, constituem importantes eixos de integração entre os países do continente. Dentre os rios europeus, destacam-se o Volga — o mais extenso, na Rússia —, e o Reno, que nasce nos Alpes suíços e deságua no Mar do Norte, junto ao porto de Roterdã (Países Baixos).

O relevo do continente europeu é formado por maciços antigos, planaltos, planícies e cadeias de montanhas. Os maciços antigos são formas de relevo bastante desgastadas por processos erosivos, arredondadas e de altitudes modestas. Destacam-se os Montes Urais, os Alpes Escandinavos, a Meseta Espanhola e o Maciço Central Francês. No sul do território europeu, há cadeias de montanhas recentes e, portanto, com altitudes elevadas, onde se destacam os Alpes, que se estendem de Nice, na França, até Viena, na Áustria, sendo o Mont Blanc (4 807 m) o ponto mais elevado dessa forma de relevo. Por ser uma área de estrutura geológica recente, o sul da Europa está sujeito à ocorrência de terremotos e vulcões, com destaque para o Etna, o Stromboli e o Vesúvio, todos na Itália. A Islândia, no norte do continente, também apresenta intensa atividade vulcânica. As planícies favorecem a penetração e a dispersão de massas de ar frio provenientes do Ártico, tornando as temperaturas mais baixas na região centro-norte. Já as cadeias montanhosas na porção sul difi cultam a passagem de massas de ar frio vindas do norte e impedem que massas de ar quente que vêm do Mediterrâneo e da África avancem para o interior. Assim, o clima ao sul dessas formações torna-se quente e seco.



 


Questões:

16) Como são os países da Europa Ocidental?

17) Como são os países da Europa Oriental?

18) Qual é a relação da localização da Europa com o clima predominante no continente?

19) Como é a rede hidrográfica europeia?

20) Descreva resumidamente como é o relevo da Europa.

21) Como é o clima temperado?

22) Como é o clima mediterrâneo?

Marque V ou F:

23. ( ) No verão do clima polar chega a nevar.

24. ( ) O clima frio caracteriza-se por baixas temperaturas o ano todo, apensar dos verões curtos.

25. ( ) O clima frio de montanha ocorre em altitudes elevadas

 

 

Comentários

Postagens de acordo com a série <-clique aqui


Sistema Solar

Sistema Solar

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades 8º ANO de Maio - América - Aspectos gerais - Regionalização - Formação histórica da América - Aspectos físico naturais - relevo e clima.

      Os continentes Costumam-se reconhecer seis continentes na superfície terrestre: América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida. Este último continente, pelo fato de ser relativamente inóspito, é o único que não é intensivamente ocupado nem dividido em países ou Estados nacionais. Os continentes são imensas massas sólidas na superfície terrestre, diferentes das ilhas, que são terras emersas menores. Sabemos que a maior parte da superfície terrestre é constituída por oceanos e mares. Eles abrangem cerca de 73% dos 510 milhões de quilômetros quadrados que correspondem à superfície total do nosso planeta. Já os continentes e as ilhas abrangem apenas cerca de 27% da superfície da Terra.   O continente Americano O continente americano localiza-se inteiramente no Hemisfério Ocidental e é o segundo maior do mundo, com uma área territorial de 42.209.248 quilômetros quadrados. A América se alonga no sentido norte-sul, abrangendo desde o norte do Canadá até o sul da Argentina e d

8 ano - Abril 2021 - Geopolítica, Região e Regionalização, Tipos de Regionalização do Mundo.

  Geopolítica e relações internacionais Pode-se definir geopolítica como a ciência que estuda estratégias do Estado para administrar seu território, visando à sobrevivência de seu povo e sua melhor inserção no plano internacional. Além desse termo, Estado, nação, território e país são conceitos-chave da Geografia. Embora às vezes sejam usados como sinônimos, cada termo se refere a conceitos distintos,  muito importantes para entender o mundo atual. O atual mapa do mundo, ou mapa-múndi, representa um momento da geopolítica internacional, resultado das complexas relações históricas entre territórios, Estados e nações. O mapa-múndi não é imutável; países ainda podem ser criados, extintos ou reorganizados. O mapa que vemos hoje é resultado de um processo histórico-social. Diversos povos vivem em constantes conflitos para obter autonomia política sobre um território, ou seja, lutam contra o domínio ou a invasão de seu território por outros países. Essa luta por autonomia pode levar à c

Formas de Relevo

Formas de Relevo