ESCOLA ESTADUAL ENSINO FUNDAMENTAL Dr Martins Costa Júnior
PROFESSOR(A): Marcelo DISCIPLINA: Geografia SÉRIE/ANO/MODALIDADE: 8°ANO
Nome:
Turma:
Data:
Orientações para as atividades:
Você deve ler os textos e depois responder as questões. Copie as perguntas e responda no caderno. Você pode tirar foto das atividades e enviar para a escola. Se você receber o material impresso não é necessário entregar essa folha. Você pode copiar as questões em uma folha de caderno e entregar, mantendo a folha com os textos e questões com você para estudar quando quiser.
Dúvidas: marceloptavares@yahoo.com.br whatsapp: 51986445820
Atividades de Março - Revisão dos conteúdos
O território brasileiro, a população brasileira, urbanização, industrialização e Brasil Rural .
O Brasil é o quinto maior país do mundo. O Brasil está localizado na América, ocupando grande parte da porção sul do continente, chamada América do Sul. A associação entre a localização geográfica do Brasil e sua extensão territorial é um dos fatores que contribuem para que exista, no território brasileiro, uma grande diversidade de paisagens, com relevos, climas e vegetações específicos. As características desses componentes físico-naturais podem influenciar o modo de vida das populações em cada região do país
A população brasileira se distribui irregularmente pelo território; a densidade demográfica é maior principalmente em áreas próximas do litoral. A população brasileira é diversa étnica e culturalmente, fruto da miscigenação entre indígenas, africanos e diferentes povos imigrantes. No Brasil há grande desigualdade no acesso à educação.
O Brasil é um país de urbanização relativamente recente, já que esse processo se intensificou a partir de 1970. O início da industrialização brasileira esteve relacionado ao capital obtido do cultivo e das exportações de café nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro e à instalação de ferrovias ocorrida para o escoamento da produção cafeeira. processo de industrialização no Brasil foi tardio, direcionado à substituição de importações e fortemente dependente de capitais e tecnologias estrangeiros. Atualmente o setor industrial brasileiro é diversificado, está em processo de modernização e se concentra nas Regiões Sul e Sudeste.
No Brasil, a concentração fundiária e a dificuldade de acesso à terra levam à eclosão de movimentos sociais no campo. A realização da reforma agrária é uma das reivindicações desses movimentos. .O agronegócio, a agricultura familiar e a agricultura sustentável são sistemas diferentes de produção agrária. As atividades agrícolas podem causar grandes prejuízos ambientais, como a contaminação do solo e dos cursos de água decorrentes do uso inadequado de agrotóxicos. As redes de transporte e de comunicação são entendidas como redes de integração nacional, já que favorecem a circulação de pessoas, matérias-primas, mercadorias, tecnologia e informações. O acesso aos meios de comunicação é desigual no país, o que prejudica a população das regiões mais carentes.
Questões:
1) Onde está localizado o território brasileiro?
2) Qual seria um dos principais fatores que contribuem para uma grande diversidade de paisagens no nosso país?
3) Como é distribuída a população brasileira no seu território?
4) Explica a relação do cultivo do café com a industrialização do país.
5) O que leva a eclosão de movimentos sociais no campo?
6) Cite diferentes tipos de produção agrária.
7) Que prejuízos ambientais as atividades agrícolas podem causar?
8) O texto afirma que “o acesso aos meios de comunicação é desigual no país”. Baseado nas suas experiências, você concorda com a afirmação? Você considera que o acesso aos conteúdos e ao estudo no modelo hibrido de ensino é igual para todos os alunos na escola?
Observando o mapa, você consegue descobrir qual é o erro?
Resposta: As cores do mapa. É cartograficamente incorreto utilizar azul para estados. Nós devemos reservar o azul para oceanos, rios, mares. Poucas situações o uso da cor azul é aceito, por exemplo, uma climático, a cor azul pode servir para localidades de climas frios. Não é o caso aqui, embora os estados do Sul tenham mais frio, a intenção deste mapa era somente mostrar os Estados e as regiões... Teria sido mais correto, por isto, utilizar outras cores para as Regiões Sul e Sudeste.Regiões Norte e Nordeste.
Região Norte - Entre as regiões brasileiras, a Região Norte é a que apresenta maior extensão territorial. O clima predominante na região é o equatorial úmido, que apresenta altas temperaturas, alta pluviosidade e baixa amplitude térmica.
As condições naturais da Região Norte favorecem a existência da Floresta Amazônica, que tem grande biodiversidade e influencia o clima. Nos séculos XVI e XVII, a ocupação da Região Norte não foi intensa e ocorreu para garantir o domínio da Coroa portuguesa sobre o território. Nos séculos XIX e XX, a exploração de látex na Floresta Amazônica ocasionou movimento migratório para a região. Rodovias foram construídas para integrar a Região Norte às outras regiões brasileiras e favorecer o seu desenvolvimento econômico.
O extrativismo mineral, a agropecuária e a atividade industrial (concentrada na Zona Franca de Manaus) são as principais atividades econômicas, mas ameaçam a preservação da Floresta Amazônica. As medidas do governo para ocupação e integração da Região Norte, a partir da segunda metade do século XX, favoreceram a expansão urbana e a migração do campo para as cidades. A extração ilegal de madeira, a exploração de recursos minerais, a expansão da agropecuária e de áreas urbanas, a abertura de rodovias e a construção de barragens são as causas do desmatamento da Amazônia. Na Região Norte, os povos e as comunidades tradicionais, como os ribeirinhos e os indígenas, têm seu modo de vida associado aos rios e à floresta e exploram os recursos naturais com pouco impacto ambiental. Populações ribeirinhas são comunidades que habitam as áreas próximas às margens dos rios e desenvolvem atividades como a agricultura e o extrativismo.
Questões:
9) Qual a mais extensa das regiões brasileiras?
10) Qual é o clima predominante da Região Norte?
11) Qual é o tipo de vegetação predominante da Região Norte?
12) Descreva o processo de ocupação da Região Norte entre os seculos XVI e XX.
13) Quais as principais atividades econômicas da Região Norte?
14) Quais as causas do desmatamento da amazônia?
15) O que são as populações ribeirinhas?
Região Nordeste - No Nordeste, predomina os climas tropical semiárido e o tropical. O Nordeste é a área de colonização mais antiga do Brasil, e seu espaço geográfico foi profundamente marcado pela economia canavieira do século XVI. As regiões metropolitanas de São Luís, Fortaleza, Natal, Recife, Maceió e Salvador concentram atividades de comércio e de serviços, especialmente as relacionadas ao turismo. A Zona da Mata encontra-se bastante devastada em decorrência da economia canavieira desenvolvida no século XVI e ao crescimento das cidades localizadas nessa sub-região. O Agreste é uma zona de transição entre a Zona da Mata e o Sertão, é marcado pelo predomínio de pequenas propriedades e pela policultura, voltada principalmente para a produção de alimentos. No Sertão, é comum a ocorrência de um período longo de estiagem e a concentração das chuvas entre os meses de abril e maio. No Sertão, predominam as atividades agrícolas e de criação animal para subsistência, com destaque para a fruticultura irrigada desenvolvida mais recentemente, o tipo de vegetação predominante é a caatinga. O Meio-Norte é uma sub-região onde predomina a vegetação da Mata dos Cocais. As principais atividades econômicas do Meio-Norte são o extrativismo vegetal, a criação de gado e a produção de algodão, arroz e soja.
Questões:
16) Quais climas predominam no Nordeste?
17) Como são as atividades econômicas das regiões metropolitanas das principais capitais nordestinas?
18) Por que a Zona da Mata encontra-se bastante devastada?
19) Qual o tipo de vegetação predominante do Sertão?
20) Qual a vegetação predominante do Meio-norte?
Comentários
Postar um comentário