Pular para o conteúdo principal

6°ANO - Abril - 2021 - Transformação da Paisagem - O lugar - Transformação do Espaço Geográfico.

 Atividades de Abril - Transformação da Paisagem - O lugar - Transformação do Espaço Geográfico.

Orientações para as atividades:

Você deve ler os textos e depois responder as questões. Copie as perguntas e responda no caderno. Você pode tirar foto das atividades e enviar para mim. Dúvidas: marceloptavares@yahoo.com.br whatsapp: 51986445820


AS TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM

As paisagens são dinâmicas, estão em constante transformação pela ação da natureza e do ser humano. A ação da natureza na modificação das paisagens pode ser lenta, como o desgaste de uma rocha pela ação das águas ou do vento, ou rápida, como uma erupção vulcânica. Os seres humanos também transformam as paisagens. Podem criar um campo de cultivo, abrir ou asfaltar uma rua, construir ou derrubar casas e edifícios. As transformações estão relacionadas ao desenvolvimento tecnológico das sociedades e ocorrem em diferentes graus de intensidade. Nas paisagens ficam registrados a história e o modo de vida das sociedades que vivem ou viveram em determinados locais. As construções que observamos nos centros históricos de algumas cidades, erguidas em diferentes épocas, comprovam que os elementos do passado e do presente convivem em uma mesma paisagem.

 

Observe as ilustrações:


Estas paisagem referem-se a cidade do Rio de Janeiro. Na primeira imagem podemos ter uma ideia como seria aquele lugar antes da chegada do homem. Na segunda imagem podemos ver a transformação da paisagem local, com forte influencia do homem.

 

As paisagens naturais preservadas

Paisagens predominantemente naturais ou que sofreram pequenas intervenções humanas precisam ser preservadas. Isso é importante porque: muitas apresentam espécies vegetais e animais em risco de extinção; são fontes de pesquisas científicas; algumas espécies vegetais podem ser empregadas pela medicina para cura de doenças; apresentam interesse para o desenvolvimento do turismo; nelas há comunidades humanas que vivem de maneira tradicional, alterando pouco o ambiente, e devem ter sua cultura preservada. É o caso das comunidades ribeirinhas do rio Amazonas. Essas paisagens podem estar em áreas particulares, cujos uso e proteção são responsabilidade do proprietário, ou em terras do Estado, que deve assegurar a conservação e a preservação desses locais, restringindo sua utilização. Para que as paisagens sejam preservadas, cabe ao Estado elaborar leis de proteção ambiental, bem como estabelecer mecanismos de fiscalização e controle das áreas naturais protegidas.

As áreas naturais protegidas são superfícies de terra ou mar dedicadas à proteção e à manutenção

da diversidade da flora e da fauna, assim como da população e da cultura locais. São as chamadas unidades de conservação. Elas podem ser divididas em dois grupos: unidades de uso sustentável, cujo objetivo principal é combinar a conservação da natureza e o uso sustentável de parte de seus recursos; unidades de proteção integral, cujo objetivo principal é preservar a natureza, sendo proibida a exploração de seus recursos.

 

Exercícios:

1) Como a natureza modifica a paisagem?

2) Como o ser humano pode modificar a paisagem?

 

3) Observe as imagens do Mercado Público de Porto Alegre em diferentes momentos:

 


Imagem 2 : Mercado Público de Porto Alegre - Anos 2000.

 




a) Compare as imagens e escreva sobre as alterações na paisagem que você consegue observar.

 

Orientações: A atividade não é difícil, mas é preciso escrever o que está vendo. Pode citar todos os elementos da paisagem, tantos os naturais (árvores, Guaíba), como os culturais (carros, carroças, casas, prédios, placas).

O que você observa que é comum na imagem 1? O que você observa que é comum na imagem 2? O que está se destacando em cada uma dessas imagens?

Observe as mudanças nos dois períodos: O que estava na primeira imagem e desapareceu? O que aparece na segunda imagem que antes não existia?

Observe as permanências: O que em 1877 estava lá e nos dias de hoje ainda está? Consegue apontar alguma coisa?

 

 

O LUGAR

Pode-se dizer que lugar é uma porção ou parte do espaço onde vivemos nosso dia a dia, numa interação em que nós influenciamos e transformamos a paisagem e estabelecemos vínculos. Nossa casa, nossa rua, nossa escola, a casa de um amigo, de um parente, o bairro são exemplos de lugares com os quais criamos uma identidade, ou seja, que têm importância e significado para nós. A identidade dos lugares se refere ao conjunto de características próprias que os diferenciam dos demais. O lugar engloba o espaço construído pelos indivíduos e grupos humanos e o espaço que faz parte do cotidiano de uma sociedade. Por exemplo, o lugar em que vive uma comunidade da Floresta Amazônica abrange o centro onde se encontram as habitações e seu entorno, que são as áreas onde o grupo realiza suas atividades cotidianas (como lazer, subsistência etc.). Os lugares geralmente refletem os indivíduos que os habitam. Expressam, portanto, a identidade cultural de cada grupo, evidenciando o caráter único de cada lugar.

Os elementos culturais refletem o modo como determinado grupo se organiza e modifica o lugar em que vive; consequentemente, é possível observar qual é a relação de cada sociedade com a natureza (como as características e a organização das habitações, o respeito pelo meio ambiente, a dependência em atividades como a pesca etc.). Além disso, as paisagens refletem a cultura compartilhada pelos indivíduos, ou parte deles, que vivem em determinado lugar. Símbolos representados em monumentos e obras de arte, por exemplo, costumam revelar a identidade cultural dos lugares e das sociedades que os habitam.

 

 

O trabalho e a transformação do espaço geográfico

O trabalho humano transforma o espaço geográfico, cria paisagens e determina as diferenças na qualidade de vida das pessoas. É por meio do trabalho que as pessoas modificam a natureza e constroem o espaço geográfico. Podemos afirmar que, com o trabalho humano, o espaço geográfico está em constante mudança, ou seja, em contínua transformação e movimento. Isso fica claro quando observamos com atenção a paisagem do lugar onde moramos e percebemos as transformações ao longo do tempo: casas ou edifícios sendo construídos ou reformados, novos pontos comerciais, derrubada da vegetação e novos cultivos, por exemplo. Os seres humanos trabalham para garantir a satisfação de suas necessidades básicas (alimentação, moradia, vestuário e transporte) e assegurar a existência, produzindo grande quantidade e variedade de produtos, assim como para procurar ampliar seu acesso a bens materiais e culturais.

Os produtos que consumimos e os lugares que frequentamos no nosso dia a dia são o resultado do trabalho de muitas pessoas em diferentes locais. O trabalho se caracteriza, entre outros elementos, pela diversidade de tipos de atividades e de profissionais: em uma mesma sociedade, encontramos dentistas,

secretárias, padeiros, agricultores, motoristas, pedreiros, advogados, professores etc. Chamamos essa divisão dos trabalhadores em diferentes funções de divisão social do trabalho. Há também uma divisão territorial do trabalho. No Brasil, podemos afirmar, por exemplo, que em algumas regiões predomina a agricultura e, em outras, a indústria. Ou seja, ocorre no território brasileiro uma divisão espacial das atividades econômicas.

As principais atividades econômicas da sociedade são o extrativismo, a indústria, a agropecuária, o comércio e a prestação de serviços. Muitas paisagens se diferenciam de acordo com a presença ou não dessas atividades. Há paisagens onde as atividades extrativistas são predominantes. A paisagem do centro de algumas cidades se caracteriza pela grande quantidade de comércio e de pessoas circulando nas ruas. Isso ocorre porque o comércio é a atividade mais importante nesses locais. Já nas áreas rurais, a paisagem pode ser marcada pela presença de máquinas e pessoas trabalhando na lavoura ou no trato de animais. Além de o espaço geográfico ser constantemente transformado pelo trabalho humano, as paisagens também podem se diferenciar conforme o poder aquisitivo das pessoas que nela vivem, quando os rendimentos oriundos do trabalho são muito discrepantes.

 

Questões:

4) O que é o lugar?

5) O que evidencia o caráter único de cada lugar?

6) O que podemos observar quando reparamos nos elementos culturais presentes em um determinado lugar?

7) Como o espaço geográfico é modificado pelo trabalho humano?

8) Quais são as principais atividades econômicas da sociedade?

9) Cite diferenças em uma paisagem urbana (do centro das cidades) e uma paisagem rural.


Comentários

Postagens de acordo com a série <-clique aqui


Sistema Solar

Sistema Solar

Postagens mais visitadas deste blog

9º ano - Abril 2021 - O continente europeu - Aspectos gerais - Divisão política- Localização - Regionalização da Europa - Aspectos físico-naturais.

  Atividades de Abril - O continente europeu - Aspectos gerais - Divisão política- Localização - Regionalização da Europa - Aspectos físico-naturais.   Europa: continente ou península da Eurásia? Do ponto de vista físico, a Europa fica na porção oeste da grande massa continental da Eurásia (Europa e Ásia), numa grande península. Península é uma porção de terra emersa cercada de água por todos os lados, exceto um, que a une ao continente. Os Montes Urais, os mares Negro e Cáspio e a Cordilheira do Cáucaso são considerados os limites naturais entre a Europa e a Ásia. Historicamente, eles representaram obstáculos físicos para a integração entre os povos do leste e do oeste da Eurásia. Sob os aspectos histórico, político e social, entretanto, a Europa é considerada um continente em virtude dos fatores que a distinguem tanto do conjunto mundial como da Ásia. A Europa foi o centro de movimentos importantes, com desdobramentos em todo o mundo, como a democracia grega, o direito romano,

Atividades 8º ANO de Maio - América - Aspectos gerais - Regionalização - Formação histórica da América - Aspectos físico naturais - relevo e clima.

      Os continentes Costumam-se reconhecer seis continentes na superfície terrestre: América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida. Este último continente, pelo fato de ser relativamente inóspito, é o único que não é intensivamente ocupado nem dividido em países ou Estados nacionais. Os continentes são imensas massas sólidas na superfície terrestre, diferentes das ilhas, que são terras emersas menores. Sabemos que a maior parte da superfície terrestre é constituída por oceanos e mares. Eles abrangem cerca de 73% dos 510 milhões de quilômetros quadrados que correspondem à superfície total do nosso planeta. Já os continentes e as ilhas abrangem apenas cerca de 27% da superfície da Terra.   O continente Americano O continente americano localiza-se inteiramente no Hemisfério Ocidental e é o segundo maior do mundo, com uma área territorial de 42.209.248 quilômetros quadrados. A América se alonga no sentido norte-sul, abrangendo desde o norte do Canadá até o sul da Argentina e d

8 ano - Abril 2021 - Geopolítica, Região e Regionalização, Tipos de Regionalização do Mundo.

  Geopolítica e relações internacionais Pode-se definir geopolítica como a ciência que estuda estratégias do Estado para administrar seu território, visando à sobrevivência de seu povo e sua melhor inserção no plano internacional. Além desse termo, Estado, nação, território e país são conceitos-chave da Geografia. Embora às vezes sejam usados como sinônimos, cada termo se refere a conceitos distintos,  muito importantes para entender o mundo atual. O atual mapa do mundo, ou mapa-múndi, representa um momento da geopolítica internacional, resultado das complexas relações históricas entre territórios, Estados e nações. O mapa-múndi não é imutável; países ainda podem ser criados, extintos ou reorganizados. O mapa que vemos hoje é resultado de um processo histórico-social. Diversos povos vivem em constantes conflitos para obter autonomia política sobre um território, ou seja, lutam contra o domínio ou a invasão de seu território por outros países. Essa luta por autonomia pode levar à c

Formas de Relevo

Formas de Relevo