Pular para o conteúdo principal

Novembro - 6º Ano

ESCOLA: 
PROFESSOR(A): Marcelo DISCIPLINA: Geografia SÉRIE/ANO/MODALIDADE: 6°ANO 

Nome:                                           Turma:                                                                 Data: 

A Hidrogeografia é o ramo da Geografia estuda a água existente no nosso planeta, como lagos, oceanos, rios, mares, além das águas subterrâneas. A hidrosfera é composta pela água em seus três estados físicos: líquido, nos oceanos, rios, lagos e lençóis de água subsuperficiais (subterrâneos); sólido, nas geleiras; e gasoso, na atmosfera.

A área da superfície terrestre é de aproximadamente 511.000.000 km2. Desse total, cerca de 71% são cobertos de água. O restante, cerca de 29%, corresponde às terras que estão acima do nível do mar — as terras emersas. Quanto às áreas dos oceanos, é difícil, ou mesmo impossível, fixá-las com exatidão, já que eles se interconectam. Há, em verdade, apenas um oceano; entretanto, historicamente, considera-se a existência de quatro: Atlântico, Pacífico, Índico e Glacial Ártico (alguns autores poderão considerar um quinto oceano, o Antártico).

A água doce - A água doce é aquela que não possui grande concentração de sais dissolvidos como as águas oceânicas. Apenas 2,8% do total de água da Terra é doce — em rios, lagos, água subterrânea, geleiras etc. — e 97,2% é água salgada — em oceanos e mares. Tanto a água salgada como a doce participam do ciclo da água, que possui importância fundamental para a vida na Terra. Do total de água doce do mundo, a maior quantidade é formada pelas águas de superfície (77,78%), ou seja, que estão na superfície da Terra, em rios, lagos, geleiras e mantos de gelo — geleiras continentais contínuas que cobrem a Antártida e a Groenlândia.

 


O ciclo da água ou ciclo hidrológico é nome que atribuímos a continua transformação e circulação da água na Terra.

 

Etapas do Ciclo da água:





1. Evaporação: etapa em que a água passa do estado líquido para o gasoso, sob ação da radiação solar, ou seja, como consequência do aquecimento da superfície da Terra pelo Sol. A evaporação da água dos oceanos, mares, lagos e rios e a transpiração da vegetação colocam o vapor de água em suspensão na atmosfera (assim como uma esponja usada para lavar louças absorve água, o ar atmosférico absorve o vapor de água).

2. Condensação: passagem do vapor de água em suspensão na atmosfera para o estado líquido. O vapor de água transforma-se em água líquida como resultado do resfriamento do vapor, que ocorre com a redução das temperaturas em altitude ou quando o vapor de água em suspensão na atmosfera encontra

uma massa de ar frio, dando origem a nuvens e causando a precipitação.

 

3. Precipitação: processo em que a água condensada na atmosfera volta à superfície terrestre sob a forma de chuva, granizo ou neve. A precipitação ocorre quando uma nuvem atinge o estado de saturação, ou seja, o limite máximo de retenção de vapor de água.

 

4. Infiltração e escoamento: parte da água que se precipita encharca o solo pela infiltração; outra parte escoa pela superfície da Terra; e outra se evapora. Dá-se o nome escoamento superficial à água da chuva que cai e flui sobre a superfície, inclusive à parte que se infiltra no solo e, em seguida, retorna à superfície.

 

Marque V ou F:

1. ( ) A Hidrogeografia é o ramo da Geografia estuda a água existente no nosso planeta, como lagos, oceanos, rios, mares, além das águas subterrâneas.

2. ( ) A hidrosfera é composta pela água em seus três estados físicos: líquido, sólido e gasoso.

3. ( ) Apenas 82% do total de água da Terra é doce.

4. ( ) Apenas a água doce participa do ciclo da água, que possui importância fundamental para a vida na Terra.

5. ( ) A área da superfície terrestre é de aproximadamente 511.000.000 km2 e maior parte da superfície da terra é coberta de água (71%).

6. ( ) Historicamente, considera-se a existência de quatro: América, Pacífico, Índico e Glacial Ártico.

7. ( ) Condensação é a etapa em que a água passa do estado líquido para o gasoso, sob ação da radiação solar, ou seja, como consequência do aquecimento da superfície da Terra pelo Sol.

8. ( ) Condensação é a passagem do vapor de água em suspensão na atmosfera para o estado líquido.

9. ( ) Precipitação:é o processo em que a água condensada na atmosfera volta à superfície terrestre sob a forma de chuva, granizo ou neve

10. ( ) Parte da água que se precipita encharca o solo pela infiltração; outra parte escoa pela superfície da Terra; e outra se evapora.


Comentários

Postagens de acordo com a série <-clique aqui


Sistema Solar

Sistema Solar

Postagens mais visitadas deste blog

9º ano - Abril 2021 - O continente europeu - Aspectos gerais - Divisão política- Localização - Regionalização da Europa - Aspectos físico-naturais.

  Atividades de Abril - O continente europeu - Aspectos gerais - Divisão política- Localização - Regionalização da Europa - Aspectos físico-naturais.   Europa: continente ou península da Eurásia? Do ponto de vista físico, a Europa fica na porção oeste da grande massa continental da Eurásia (Europa e Ásia), numa grande península. Península é uma porção de terra emersa cercada de água por todos os lados, exceto um, que a une ao continente. Os Montes Urais, os mares Negro e Cáspio e a Cordilheira do Cáucaso são considerados os limites naturais entre a Europa e a Ásia. Historicamente, eles representaram obstáculos físicos para a integração entre os povos do leste e do oeste da Eurásia. Sob os aspectos histórico, político e social, entretanto, a Europa é considerada um continente em virtude dos fatores que a distinguem tanto do conjunto mundial como da Ásia. A Europa foi o centro de movimentos importantes, com desdobramentos em todo o mundo, como a democracia grega, o direito romano,

Atividades 8º ANO de Maio - América - Aspectos gerais - Regionalização - Formação histórica da América - Aspectos físico naturais - relevo e clima.

      Os continentes Costumam-se reconhecer seis continentes na superfície terrestre: América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida. Este último continente, pelo fato de ser relativamente inóspito, é o único que não é intensivamente ocupado nem dividido em países ou Estados nacionais. Os continentes são imensas massas sólidas na superfície terrestre, diferentes das ilhas, que são terras emersas menores. Sabemos que a maior parte da superfície terrestre é constituída por oceanos e mares. Eles abrangem cerca de 73% dos 510 milhões de quilômetros quadrados que correspondem à superfície total do nosso planeta. Já os continentes e as ilhas abrangem apenas cerca de 27% da superfície da Terra.   O continente Americano O continente americano localiza-se inteiramente no Hemisfério Ocidental e é o segundo maior do mundo, com uma área territorial de 42.209.248 quilômetros quadrados. A América se alonga no sentido norte-sul, abrangendo desde o norte do Canadá até o sul da Argentina e d

8 ano - Abril 2021 - Geopolítica, Região e Regionalização, Tipos de Regionalização do Mundo.

  Geopolítica e relações internacionais Pode-se definir geopolítica como a ciência que estuda estratégias do Estado para administrar seu território, visando à sobrevivência de seu povo e sua melhor inserção no plano internacional. Além desse termo, Estado, nação, território e país são conceitos-chave da Geografia. Embora às vezes sejam usados como sinônimos, cada termo se refere a conceitos distintos,  muito importantes para entender o mundo atual. O atual mapa do mundo, ou mapa-múndi, representa um momento da geopolítica internacional, resultado das complexas relações históricas entre territórios, Estados e nações. O mapa-múndi não é imutável; países ainda podem ser criados, extintos ou reorganizados. O mapa que vemos hoje é resultado de um processo histórico-social. Diversos povos vivem em constantes conflitos para obter autonomia política sobre um território, ou seja, lutam contra o domínio ou a invasão de seu território por outros países. Essa luta por autonomia pode levar à c

Formas de Relevo

Formas de Relevo