Pular para o conteúdo principal

Atividades de Outubro - 8º Ano

Escola:

Nome:

Turma:

ATIVIDADES DE OUTUBRO:

A riqueza cultural do Continente Africano


Inicialmente, é necessário refutar a imagem preconceituosa que ainda perdura na mente de muitas pessoas: a de que a África é habitada por povos atrasados e que sua cultura é pobre. Não existe uma África, mas várias. Trata-se de um continente com países, etnias e culturas diversos, um mosaico de povos com conhecimentos filosóficos, tecnologias próprias, tradições particulares e ricas manifestações artísticas na música, arquitetura, escultura, dança, poesia e literatura oral — elementos que o colonialismo tentou apagar. Os colonizadores procuraram romper os laços que ligam os povos africanos às suas tradições e ao passado. Fecharam escolas, lançaram à destruição objetos e locais de culto e implantaram uma educação colonial a serviço da conquista, como instrumento de dominação. Por outro lado, introduziram instituições políticas e tecnologias desconhecidas pelos africanos e receberam destes vários conhecimentos sobre o meio físico da África e uma rica cultura de tradição oral.

Riqueza do Egito Antigo. 

Após 1930, a literatura escrita africana teve um grande avanço. A ampliação da educação letrada, da alfabetização e de cursos universitários estimulou a produção literária de vários escritores africanos que, em suas obras, expõem sua visão de mundo, muitas vezes questionando as relações entre o colonizador e o colonizado.

Quando se fala em história do conhecimento científico e avanço de técnicas no mundo, as contribuições dos povos africanos são pouco destacadas ou lembradas. Ao contrário do que muitos pensam, foram desenvolvidos na África inúmeros conhecimentos em diversas áreas desde muitos séculos atrás, por exemplo:

 


Matemática - Os ossos de Ishango e de Lebombo estão entre as ferramentas matemáticas mais antigas encontradas no mundo. Seriam as calculadoras da época, usadas em procedimentos matemáticos. Os ossos de Ishango foram encontrados no atual Congo e calcula-se que tenham sido produzidos em 20000 a.C. Os ossos de Lebombo datam de cerca de 35000 a.C. e foram encontrados na Suazilândia, atual Eswatini.

 

Engenharia - Um dos mais conhecidos exemplos da aplicação de técnicas complexas de construção são as pirâmides do Egito. Os projetos e o processo de construção mostram o avanço nos campos da Engenharia e da Matemática.


 

Medicina - O egípcio Imhotep, que nasceu por volta de 2700 a.C., diagnosticou e tratou diversas doenças, realizou cirurgias, desenvolveu medicamentos feitos com plantas e tinha conhecimento sobre a fisiologia do corpo humano. Embora tenha vivido muitos séculos antes do grego Hipócrates, que nasceu em 460 a.C., este último é considerado o “pai da Medicina”. Imhotep também se destacou como arquiteto, tendo projetado a pirâmide de Djoser.

 


Metalurgia - Em tempos mais recentes, alguns reinos africanos se especializaram na metalurgia do bronze, como o reino Iorubá (no século XI), e do ferro, como o reino do Congo (no século XVI). Além de construírem fornos especializados para fundir metais, foram desenvolvidos diversos tipos de armas e ferramentas, como a enxada.

 


Universidade e manuscritos de Timbuktu - Por volta do século XV, a cidade de Timbuktu (ou Tombucutu), no reino do Mali, abrigou a Universidade Sankore, que chegou a reunir mais de 20 mil estudiosos. Timbuktu acumulou grande quantidade de livros trazidos por viajantes que passavam pela cidade, formando um acervo com obras sobre diversos assuntos.

 

Atividades:

 

1) Qual das contribuições você achou mais interessante? Por quê?

 

2) Embora muito importante, a produção do conhecimento africano é pouco divulgada quando comparada à da civilização grega. Em sua opinião, por que isso acontece?

 

3)Tendo lido o texto, observe a letra da música e responda a questão:

Rosas de Ouro – Carnaval 2006

“A Diaspóra africana, um crime contra a raça humana"


Salve mãe negra berço da humanidade

É negra raiz, herança na cor

Canta minha Rosas de Ouro

Exaltando nosso povo,

Que a história humilhou.

África suntuosa e civilizada.

Varrida pela ambição

Assim o teu tesouro se perdeu.

Em nome da fé, negro foi escravizado

Do seu ventre arrancado, Fez prece para os orixás,

Na certeza de não voltar jamais.

(...)

 


Glossário:

Suntuosa: Luxuosa, opulenta, grandiosa

Civilizada: Aprimorada, desenvolvida, requintada.

a) O Samba da Rosas de Ouro, uma escola de samba do Carnaval de São Paulo, faz referência a uma “África suntuosa e civilizada”, o que contraria uma visão errada da África considerada apenas como um continente onde haveria apenas a pobreza, a fome e até a falta de cultura. Baseado no conteúdo estudado, cite pelo menos duas características do continente que contrariam essa visão equivocada do continente africano.

 

Marque V ou F:

4. ( ) A verdade é que a África é habitada por povos atrasados e que sua cultura é pobre

5. ( ) A África é um país e não um continente.

6. ( ) Trata-se de um continente com países, etnias e culturas diversos, um mosaico de povos com conhecimentos filosóficos, tecnologias próprias, tradições particulares e ricas manifestações artísticas na música, arquitetura, escultura, dança, poesia e literatura oral — elementos que o colonialismo tentou apagar.

7. ( ) Trata-se de um continente com países, etnias e culturas diversos, um mosaico de povos com conhecimentos filosóficos, tecnologias próprias, tradições particulares e ricas manifestações artísticas na música, arquitetura, escultura, dança, poesia e literatura oral — elementos que o colonialismo tentou exaltar.

8. ( ) Os colonizadores procuraram romper os laços que ligam os povos africanos às suas tradições e ao passado.

 

Comentários

Postagens de acordo com a série <-clique aqui


Sistema Solar

Sistema Solar

Postagens mais visitadas deste blog

9º ano - Abril 2021 - O continente europeu - Aspectos gerais - Divisão política- Localização - Regionalização da Europa - Aspectos físico-naturais.

  Atividades de Abril - O continente europeu - Aspectos gerais - Divisão política- Localização - Regionalização da Europa - Aspectos físico-naturais.   Europa: continente ou península da Eurásia? Do ponto de vista físico, a Europa fica na porção oeste da grande massa continental da Eurásia (Europa e Ásia), numa grande península. Península é uma porção de terra emersa cercada de água por todos os lados, exceto um, que a une ao continente. Os Montes Urais, os mares Negro e Cáspio e a Cordilheira do Cáucaso são considerados os limites naturais entre a Europa e a Ásia. Historicamente, eles representaram obstáculos físicos para a integração entre os povos do leste e do oeste da Eurásia. Sob os aspectos histórico, político e social, entretanto, a Europa é considerada um continente em virtude dos fatores que a distinguem tanto do conjunto mundial como da Ásia. A Europa foi o centro de movimentos importantes, com desdobramentos em todo o mundo, como a democracia grega, o direito romano,

Atividades 8º ANO de Maio - América - Aspectos gerais - Regionalização - Formação histórica da América - Aspectos físico naturais - relevo e clima.

      Os continentes Costumam-se reconhecer seis continentes na superfície terrestre: América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida. Este último continente, pelo fato de ser relativamente inóspito, é o único que não é intensivamente ocupado nem dividido em países ou Estados nacionais. Os continentes são imensas massas sólidas na superfície terrestre, diferentes das ilhas, que são terras emersas menores. Sabemos que a maior parte da superfície terrestre é constituída por oceanos e mares. Eles abrangem cerca de 73% dos 510 milhões de quilômetros quadrados que correspondem à superfície total do nosso planeta. Já os continentes e as ilhas abrangem apenas cerca de 27% da superfície da Terra.   O continente Americano O continente americano localiza-se inteiramente no Hemisfério Ocidental e é o segundo maior do mundo, com uma área territorial de 42.209.248 quilômetros quadrados. A América se alonga no sentido norte-sul, abrangendo desde o norte do Canadá até o sul da Argentina e d

8 ano - Abril 2021 - Geopolítica, Região e Regionalização, Tipos de Regionalização do Mundo.

  Geopolítica e relações internacionais Pode-se definir geopolítica como a ciência que estuda estratégias do Estado para administrar seu território, visando à sobrevivência de seu povo e sua melhor inserção no plano internacional. Além desse termo, Estado, nação, território e país são conceitos-chave da Geografia. Embora às vezes sejam usados como sinônimos, cada termo se refere a conceitos distintos,  muito importantes para entender o mundo atual. O atual mapa do mundo, ou mapa-múndi, representa um momento da geopolítica internacional, resultado das complexas relações históricas entre territórios, Estados e nações. O mapa-múndi não é imutável; países ainda podem ser criados, extintos ou reorganizados. O mapa que vemos hoje é resultado de um processo histórico-social. Diversos povos vivem em constantes conflitos para obter autonomia política sobre um território, ou seja, lutam contra o domínio ou a invasão de seu território por outros países. Essa luta por autonomia pode levar à c

Formas de Relevo

Formas de Relevo