Pular para o conteúdo principal

7º Ano - Julho - Região Norte



Observe o mapa da da Região Norte e faça o que se pede:

1) Cite os Estados que fazem parte da Região Norte.

2) Manaus é a capital de qual estado?

3) A sigla AC representa qual estado brasileiro?

4) Qual é a capital do Pará?

 

5) Assistir o vídeo: Aprendendo com Videoaulas: Geografia: Região Norte


 

Este vídeo é uma boa introdução do conteúdo que vamos ver e pode ser conferido neste endereço:

https://www.youtube.com/watch?v=SyZu0ViRl_A

Faça um relatório no caderno entre 5 e 15 linhas sobre o que assistiu.

 

 

Região Norte ou Amazônia?

Com uma área de 3.853.841 km², a extensão territorial da Região Norte do Brasil corresponde a pouco mais de 45% do território nacional. É, portanto, a maior região brasileira, se ela fosse um país seria maior que a Índia (3,2 milhões de km²) que é o sétimo maior país do mundo em extensão territorial. De acordo com o IBGE, em julho de 2017, apresentava uma população estimada de 17.936.201 habitantes. Durante muito tempo, a região esteve isolada do restante do país. Salvo alguns surtos de povoamento não indígena verificados no auge da exploração do látex, entre 1880 e 1912, e de outras atividades econômicas que veremos adiante, a Região Norte permaneceu pouco povoada e com frágil economia. Somente a partir de 1964, com iniciativas do governo federal, essa região passou a apresentar maior povoamento e dinamismo econômico mais intenso.

É comum referir-se à Região Norte como Região Amazônica; no entanto, como alguns poderiam imaginar, a Região Norte constitui, na verdade, uma parte da Amazônia Continental e da Amazônia Legal, mas não corresponde a mesma coisa. A Amazônia Continental, também chamada Amazônia Internacional ou Pan-Amazônia, abrange terras de vários países: além do Brasil, os países da Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname, e ainda a Guiana Francesa (departamento ultramarino da França). Esse vasto espaço estende- se por 6,5 milhões de quilômetros quadrados e compartilha algumas características em comum, como a Floresta Amazônica ( quando falamos floresta amazônica estamos falando da vegetação), o clima equatorial, a Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas (também é de encontrar o termo Bacia Amazônica, exatamente estamos nos referido a bacia hidrográfica do Rio Amazonas) e a existência de povos indígenas e comunidades ribeirinhas. A Amazônia Legal corresponde à área total dos estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Mato Grosso, Tocantins e parte do Maranhão. Foi instituída pelo governo brasileiro, com o objetivo de implantar políticas de desenvolvimento da região. O órgão responsável pelo seu planejamento é a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Sua extensão corresponde à região ocupada pela Floresta Amazônica, além das áreas de transição da floresta para o Cerrado e para a Caatinga, no sul do Maranhão e do Tocantins. Com uma área de praticamente 5 milhões de quilômetros quadrados, corresponde a 58,4% do território brasileiro. É, portanto, mais ampla que a Região Norte.

 

 Questões:

6) Como é a extensão territorial da Região Norte?

7) Vamos calcular a densidade demográfica?

Densidade demográfica é um índice importante para termos uma noção quantos habitantes existem em um determinado país, estado ou região. Ela é calculada da seguinte maneira pegamos o número de habitantes e dividimos pela extensão territorial.

Assim para sabermos a densidade demográfica da Região Norte do Brasil pegamos a sua população 17936201 habitantes   e dividimos pela sua extensão territorial 3853841 km².

 

Confira:


 

Faça a conta com auxílio de uma calculadora. Pegue 17936201 e divida por 3853841.

 

8) O que seria a Amazônia Internacional?

9) O que é a Floresta Amazônica?

10) O que é Amazônia Legal?

11) O que é a Bacia Amazônica?

 

12) Assista o vídeo:


Você pode ver neste endereço: https://www.youtube.com/watch?v=FihVxDHX94M

É um ótimo vídeo sobre a Floresta Amazônica.

Faça um relatório no caderno entre 10 e 15 linhas sobre o que assistiu.

 

Relevo da Região Norte

Predomina na Região Norte relevo com altitudes de até 200 metros. Essas terras de baixas altitudes acompanham os vales dos rios da Bacia Amazônica, formando extensas planícies. As terras de altitudes mais elevadas localizam-se, principalmente, no norte do estado de Roraima e no norte e noroeste do estado do Amazonas, onde se encontra o ponto culminante do Brasil — o Pico da Neblina —, com 2.995 metros de altitude, na Serra do Imeri, fronteira com a Venezuela.

 

Clima - o clima da Região Norte é predominantemente Equatorial quente (temperaturas elevadas) e úmido, com chuvas durante o ano inteiro. As baixas latitudes proporcionam uma abundante irradiação solar recebida e o predomínio de massas de ar quente.  A evapotranspiração (transpiração das árvores) da floresta Amazônica contribui diretamente para manter o alto regime de chuvas.

 

Vegetação

Apesar de a Região Norte abrigar manchas de vegetação de Cerrado e de Campos em Roraima, Rondônia e no Amapá, além de vegetação litorânea no Pará e no Amapá, a maior parte de sua cobertura vegetal é formada pela Floresta Amazônica, também conhecida como Floresta Tropical Pluvial, Hileia e Floresta Equatorial.

A Floresta Amazônica se caracteriza por ser bastante densa, com plantas muito próximas umas das outras, árvores de folhas grandes e largas (latifoliadas). Estima-se que a floresta contenha um terço do número de espécies de todo o planeta. Como as demais formações vegetais do Brasil, a Floresta Amazônica vem sofrendo grandes intervenções humanas predatórias, a exemplo de queimadas e desmatamentos decorrentes da ação de madeireiros, da implantação de fazendas de gado e de agricultura, de empresas de mineração

 

De modo geral, são encontrados na Floresta Amazônica três tipos de matas de terra firme, igapó e várzea.  


 

Matas de igapó: o termo “igapó” designa as áreas muito encharcadas, com inundações permanentes. As matas de igapó situam-se nos terrenos mais baixos e permanecem quase sempre inundadas. Nelas a vegetação é baixa, com arbustos, cipós e musgos. Também são encontradas plantas aquáticas, como a vitória-régia, um dos símbolos da Amazônia.

 

Matas de várzea: são aquelas inundadas somente em determinados

períodos do ano, durante a cheia dos rios, e situadas em áreas

mais elevadas em relação às matas de igapó.

 

Matas de terra firme: A biodiversidade da Floresta Amazônica é encontrada, em grande parte, nas matas de terra firme, ou seja, matas que nunca sofrem inundações dos rios. Recobrem 90% da Bacia Amazônica e localizam-se nas áreas de altitudes mais elevadas. A altura média das árvores é de 40 m, firmadas em solos bem drenados. Predominam matas densas, com pouca luz e muita umidade, em virtude de a junção das copas das árvores dificultar a entrada da luz do Sol. Nelas são encontradas madeiras nobres, como o cedro, o mogno e os louros.

 

HIDROGRAFIA: A rede hidrográfica da Região Norte é a maior do mundo, sendo alimentada pelas Regiões Hidrográficas Amazônica e do Tocantins-Araguaia. Seus rios são muito importantes para a circulação de pessoas, frente à densidade da floresta amazônica, são verdadeiras “estradas líquidas” .

            O Rio Amazonas é o rio com o maior volume de água do mundo (20% do volume de todos os rios). Devido à sua grande largura, é chamado de rio-mar. Nasce na cordilheira dos Andes, no Peru, e sua foz (onde ele deságua) encontra-se a ilha de Marajó.

 

Questões:

13) Como são as terras de baixas altitudes da Região Norte?

14) Qual é o ponto culminante do Brasil?

15) Onde está localizado o ponto culminante do Brasil?

16) Qual é o clima predominante da Região Norte?

17) Caracterize o clima predominante da Região Norte.

18) Qual a relação da evapotranspiração da Floresta Amazônica para as chuvas da Região Norte?

19) Como se caracteriza a Floresta Amazônica?

20) O que as intervenções humanas tem causado para a Floresta Amazônica?

21) Como é a mata de igapó?

22) Como é a mata de várzea?

23) Como é a mata de Terra Firme?

24) Como é a hidrografia da Região Norte?

25) Onde nasce e deságua o Rio Amazonas?

 

26) Assista o vídeo do Youtube: Porto Alegre – Documentário – TV Escola


No seguinte endereço: https://www.youtube.com/watch?v=bqSZWyloQxs


Faça um relatório no caderno entre 10 e 15 linhas sobre o que assistiu.

Neste vídeo podemos ver um pouco mais sobre a história e toda organização do espaço porto-alegrense.

 

 


Comentários

Postagens de acordo com a série <-clique aqui


Sistema Solar

Sistema Solar

Postagens mais visitadas deste blog

9º ano - Abril 2021 - O continente europeu - Aspectos gerais - Divisão política- Localização - Regionalização da Europa - Aspectos físico-naturais.

  Atividades de Abril - O continente europeu - Aspectos gerais - Divisão política- Localização - Regionalização da Europa - Aspectos físico-naturais.   Europa: continente ou península da Eurásia? Do ponto de vista físico, a Europa fica na porção oeste da grande massa continental da Eurásia (Europa e Ásia), numa grande península. Península é uma porção de terra emersa cercada de água por todos os lados, exceto um, que a une ao continente. Os Montes Urais, os mares Negro e Cáspio e a Cordilheira do Cáucaso são considerados os limites naturais entre a Europa e a Ásia. Historicamente, eles representaram obstáculos físicos para a integração entre os povos do leste e do oeste da Eurásia. Sob os aspectos histórico, político e social, entretanto, a Europa é considerada um continente em virtude dos fatores que a distinguem tanto do conjunto mundial como da Ásia. A Europa foi o centro de movimentos importantes, com desdobramentos em todo o mundo, como a democracia grega, o direito romano,

Atividades 8º ANO de Maio - América - Aspectos gerais - Regionalização - Formação histórica da América - Aspectos físico naturais - relevo e clima.

      Os continentes Costumam-se reconhecer seis continentes na superfície terrestre: América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida. Este último continente, pelo fato de ser relativamente inóspito, é o único que não é intensivamente ocupado nem dividido em países ou Estados nacionais. Os continentes são imensas massas sólidas na superfície terrestre, diferentes das ilhas, que são terras emersas menores. Sabemos que a maior parte da superfície terrestre é constituída por oceanos e mares. Eles abrangem cerca de 73% dos 510 milhões de quilômetros quadrados que correspondem à superfície total do nosso planeta. Já os continentes e as ilhas abrangem apenas cerca de 27% da superfície da Terra.   O continente Americano O continente americano localiza-se inteiramente no Hemisfério Ocidental e é o segundo maior do mundo, com uma área territorial de 42.209.248 quilômetros quadrados. A América se alonga no sentido norte-sul, abrangendo desde o norte do Canadá até o sul da Argentina e d

8 ano - Abril 2021 - Geopolítica, Região e Regionalização, Tipos de Regionalização do Mundo.

  Geopolítica e relações internacionais Pode-se definir geopolítica como a ciência que estuda estratégias do Estado para administrar seu território, visando à sobrevivência de seu povo e sua melhor inserção no plano internacional. Além desse termo, Estado, nação, território e país são conceitos-chave da Geografia. Embora às vezes sejam usados como sinônimos, cada termo se refere a conceitos distintos,  muito importantes para entender o mundo atual. O atual mapa do mundo, ou mapa-múndi, representa um momento da geopolítica internacional, resultado das complexas relações históricas entre territórios, Estados e nações. O mapa-múndi não é imutável; países ainda podem ser criados, extintos ou reorganizados. O mapa que vemos hoje é resultado de um processo histórico-social. Diversos povos vivem em constantes conflitos para obter autonomia política sobre um território, ou seja, lutam contra o domínio ou a invasão de seu território por outros países. Essa luta por autonomia pode levar à c

Formas de Relevo

Formas de Relevo