Pular para o conteúdo principal

Geografia - 7° Ano - Junho - Região Sul

Para começar: Assista ao vídeo:


O vídeo pode ser visto neste endereço: https://www.youtube.com/watch?v=hyLOm_2Jgq0

1) Faça um relatório no caderno entre 5 e 15 linhas sobre o que assistiu.

 


TRABALHANDO COM MAPAS:

Observe o mapa e responda as questões:


2) Onde estaria localizada uma jazida de ouro na Região Sul?

3) Qual estado você encontra o maior número de depósitos de Carvão?

4) Quais seriam as Metrópoles  Nacionais?

5) Cite o nome dois rios localizado no Rio Grande do Sul.

6) Que cidades da Região Sul possuíram Aeroporto Internacional?

7) Onde estariam os principais patrimônios culturais e naturais da Região Sul?

8) Cite 5 cidades do Rio Grande do Sul.

9) Cite 5 cidades do Paraná.

10) Quais países fazem fronteira com o Rio Grande do Sul?

11) Cite 5 cidades de Santa Catarina?

 

Observe o mapa físico da Região Sul e responda às questões 12 e 13:

12) Onde estariam as maiores altitudes de Região Sul?

13) Qual estado da Região Sul apresenta a maior extensão de terras baixas entre 0 e 200 metros?

 

Leia o texto e responda as questões 14 a 34:

Aspectos econômicos da Região Sul

Em 2014, o PIB da Região Sul representava pouco mais de 16% do PIB brasileiro. Embora seja a segunda região mais rica do Brasil, o Sul vem apresentando uma pequena queda em sua participação no total do PIB brasileiro, em razão do crescimento das economias do Nordeste, do Norte e do Centro-Oeste. O mesmo fenômeno ocorre na Região Sudeste.

No estado do Paraná, há cidades de economia bastante dinâmica, como Curitiba, Maringá, Londrina, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu. O município de Paranaguá destaca-se por seu porto, um dos mais importantes do Brasil. Em Santa Catarina, o nordeste do estado e o vale do rio Itajaí concentram as principais indústrias e as cidades mais populosas, como Joinville, Blumenau, Itajaí e Jaraguá do Sul. No oeste estão localizadas outras cidades importantes, como Chapecó, que abriga sedes de grandes grupos frigoríficos. No Rio Grande do Sul, a maioria da população se concentra no nordeste do estado, próximo à capital. A região metropolitana de Porto Alegre é a maior do sul do Brasil. Outras cidades importantes do estado são Caxias do Sul, Pelotas, Canoas e Santa Maria.

 

EXTRATIVISMO

A Região Sul é a principal produtora de carvão mineral do Brasil e concentra a maior parte de sua produção em Santa Catarina, principalmente nos municípios de Criciúma, Lauro Müller, Siderópolis e Urussanga, no vale do rio Tubarão. O carvão produzido em Santa Catarina é o mais usado nos altos-fornos das siderúrgicas pelo fato de deixar pouco resíduo na queima. O Rio Grande do Sul, embora abrigue as maiores reservas de carvão mineral do país, tem menor produção em razão da qualidade menor do produto. Parte da extração de madeira ocorre sob rigorosa fiscalização, com o objetivo de preservar a vegetação remanescente da Mata dos Pinhais, bastante devastada. Atualmente, a madeira obtida é proveniente de grandes áreas de silvicultura. Outro produto obtido pela prática extrativista é a erva-mate, arbusto cujas folhas são utilizadas para a produção de chá e preparação do chimarrão, bebida muito consumida no Sul.

Para saber mais: Extrativismo é um conjunto de atividades por meio das quais o ser humano retira ou extrai recursos da natureza sem participar do processo de sua criação ou reprodução. A extração de vegetais (sem plantio) caça e pesca de animais, extração de minerais são exemplos de extrativismo.

 

AGROPECUÁRIA

Com a modernização das atividades agrícolas, a partir da década de 1960, a Região Sul passou por um intenso processo de industrialização de parte da produção do campo. A integração dos setores agropecuário e industrial, que deu origem às agroindústrias, alterou a base do trabalho nas pequenas e médias lavouras, tornando-as mais modernas e produtivas graças ao uso de maquinários, insumos agrícolas e beneficiamento de produtos primários.

A Região Sul destacasse no setor agropecuário brasileiro pela grande produtividade por unidade agrícola. Atualmente, a maior parte da produção destinasse ao abastecimento das agroindústrias da própria região.

A produção agrícola da Região Sul é uma das mais diversificadas do país, devido ao grande número de pequenas e médias propriedades rurais de base familiar, que, em geral, praticam a policultura (mais de um tipo de cultivo, ao contrário da monocultura que significa apenas um tipo de cultivo). As cooperativas, que mantêm relações com o agronegócio e a agroindústria, também exercem um importante papel na agricultura da região. O clima subtropical favorece o cultivo de culturas como milho, aveia, cevada, centeio, uva, maçã e trigo. A região é responsável por 95% da produção nacional de trigo em função, principalmente, das condições climáticas. A produção de soja também ocupa posição de destaque no Sul, ficando atrás somente do Centro-oeste, o maior produtor do Brasil.

A pecuária, historicamente, contribuiu para dinamizar a economia da Região Sul. É, ainda hoje, uma atividade importante, intimamente relacionada com a indústria. O Sul é responsável por quase metade da produção nacional de suínos e aves. A presença de grandes cadeias agroindustriais e frigoríficas, especialmente em Santa Catarina, fortalece o setor. A maior rede de produção e distribuição frigorífica do Brasil, situada em Concórdia, em Santa Catarina, abastece o mercado interno brasileiro e exporta parte de sua produção. O Rio Grande do Sul concentra o maior rebanho bovino da região. A existência de extensas áreas de campos foi um dos principais fatores que favoreceram a formação de pastagens para a pecuária no estado. A criação de gado bovino no Sul é predominantemente extensiva, porém muitas propriedades estão investindo na forma intensiva, adaptando seus produtos (carne e leite) às normas de saúde e qualidade, com o objetivo de abastecer grandes frigoríficos e indústrias alimentícias instaladas na região.

Para saber mais: Agropecuária corresponde ao conjunto de atividades que envolvem a agricultura e a pecuária. Sendo a agricultura o cultivo (plantação) de vegetais e a pecuária a criação de animais.

 

INDÚSTRIA

A Região Sul é a segunda mais industrializada do Brasil, atrás apenas do Sudeste.

O desenvolvimento de pequenas unidades agrícolas familiares deu origem a pequenas e médias indústrias. Inicialmente ligadas ao setor de transformação e beneficiamento de produtos primários, elas passaram a se associar às indústrias metalúrgicas e de máquinas agrícolas.

Além de um parque industrial diversificado, o Sul conta com boas condições de infraestrutura — como rodovias e ferrovias — e fontes de energia, que favorecem seu desenvolvimento. Destacam-se os setores metalúrgico, alimentício, calçadista, têxtil e de bebidas. Também contribui para o desenvolvimento industrial da Região Sul a proximidade com o grande mercado consumidor do Sudeste, o que gera integração entre as duas regiões.

 

Questões:

14) Qual a posição da Região Sul no PIB do Brasil?

15) Por que a participação da Região Sul no PIB do Brasil está diminuindo?

16) Onde está localizada a maior parte da população do Rio Grande do Sul?

17) Qual a maior região metropolitana do Sul do país?

18) Quais são as outras cidades importantes do estado do Rio Grande do Sul?

 

Resolva o caça-palavras encontrando as palavras que respondem as questões 19 até 25:

19) O conjunto de atividades por meio das quais o ser humano retira ou extrai recursos da natureza sem participar do processo de sua criação ou reprodução.

20) O mais extenso estado da Região Sul.

21) A capital do Rio Grande do Sul.

22) A Região Sul é a principal produtora deste tipo de extrativismo mineral.

23) Planta cujas folhas são utilizadas para a produção de chá e preparação do chimarrão.

24) Corresponde ao conjunto de atividades que envolvem a agricultura e a pecuária

25) Cidade de Santa Catarina que abriga grandes grupos frigoríficos.

 

A

E

H

M

C

L

O

R

O

Q

U

I

N

A

B

C

D

E

R

V

A

 M

A

T

E

M

G

V

W

W

O

A

Y

G

Ó

Y

Y

R

S

L

Q

S

W

I

S

H

Z

R

D

Q

R

H

L

P

E

U

Â

L

Y

V

V

V

U

V

Ç

S

G

Q

G

V

K

S

W

F

M

F

C

O

W

Ã

P

F

S

I

V

F

P

O

H

Á

P

O

O

O

Y

O

D

Q

S

M

M

V

I

D

C

P

B

C

O

G

Ç

M

K

I

A

G

R

O

P

E

C

U

Á

R

I

A

Q

I

Q

G

Ç

Ó

Q

F

E

D

Q

I

Ç

O

V

W

Q

N

C

D

H

D

W

E

L

N

W

Ó

K

Q

S

G

W

E

W

R

P

O

R

T

O

A

L

E

G

R

E

W

V

R

B

C

R

W

R

B

Q

R

Q

P

V

S

W

F

B

A

M

L

H

A

E

Ã

I

G

L

O

V

G

Ã

I

B

L

G

W

B

B

W

W

W

O

I

W

B

W

W

B

V

G

B

E

X

T

R

A

T

I

V

I

S

M

O

M

S

M

H

V

C

G

V

B

Ú

R

I

B

V

B

V

F

B

V

M

B

L

A

F

V

L

V

C

H

A

P

E

C

Ó

I

 

Continuação das questões:

 

26) A partir da década de 1960 que tipo de mudanças ocorreram nas atividades agrícolas da Região Sul?

27) O que é a agroindústria?

28) Que alterações a agroindústria ocasionou para a base do trabalho nas pequenas e médias lavouras?

29) Qual a diferença entre monocultura e policultura?

30) O que explica a maior parte da produção de trigo nacional estar na Região Sul?

31) Quais são os destaques da Pecuária na Região Sul?

32) O que deu origem a pequenas e médias indústrias na Região Sul?

33) Como são as condições de infraestrutura da Região Sul?

34) O que gera integração entre as regiões Sul e Sudeste?

 






Comentários

Postagens de acordo com a série <-clique aqui


Sistema Solar

Sistema Solar

Postagens mais visitadas deste blog

9º ano - Abril 2021 - O continente europeu - Aspectos gerais - Divisão política- Localização - Regionalização da Europa - Aspectos físico-naturais.

  Atividades de Abril - O continente europeu - Aspectos gerais - Divisão política- Localização - Regionalização da Europa - Aspectos físico-naturais.   Europa: continente ou península da Eurásia? Do ponto de vista físico, a Europa fica na porção oeste da grande massa continental da Eurásia (Europa e Ásia), numa grande península. Península é uma porção de terra emersa cercada de água por todos os lados, exceto um, que a une ao continente. Os Montes Urais, os mares Negro e Cáspio e a Cordilheira do Cáucaso são considerados os limites naturais entre a Europa e a Ásia. Historicamente, eles representaram obstáculos físicos para a integração entre os povos do leste e do oeste da Eurásia. Sob os aspectos histórico, político e social, entretanto, a Europa é considerada um continente em virtude dos fatores que a distinguem tanto do conjunto mundial como da Ásia. A Europa foi o centro de movimentos importantes, com desdobramentos em todo o mundo, como a democracia grega, o direito romano,

Atividades 8º ANO de Maio - América - Aspectos gerais - Regionalização - Formação histórica da América - Aspectos físico naturais - relevo e clima.

      Os continentes Costumam-se reconhecer seis continentes na superfície terrestre: América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida. Este último continente, pelo fato de ser relativamente inóspito, é o único que não é intensivamente ocupado nem dividido em países ou Estados nacionais. Os continentes são imensas massas sólidas na superfície terrestre, diferentes das ilhas, que são terras emersas menores. Sabemos que a maior parte da superfície terrestre é constituída por oceanos e mares. Eles abrangem cerca de 73% dos 510 milhões de quilômetros quadrados que correspondem à superfície total do nosso planeta. Já os continentes e as ilhas abrangem apenas cerca de 27% da superfície da Terra.   O continente Americano O continente americano localiza-se inteiramente no Hemisfério Ocidental e é o segundo maior do mundo, com uma área territorial de 42.209.248 quilômetros quadrados. A América se alonga no sentido norte-sul, abrangendo desde o norte do Canadá até o sul da Argentina e d

8 ano - Abril 2021 - Geopolítica, Região e Regionalização, Tipos de Regionalização do Mundo.

  Geopolítica e relações internacionais Pode-se definir geopolítica como a ciência que estuda estratégias do Estado para administrar seu território, visando à sobrevivência de seu povo e sua melhor inserção no plano internacional. Além desse termo, Estado, nação, território e país são conceitos-chave da Geografia. Embora às vezes sejam usados como sinônimos, cada termo se refere a conceitos distintos,  muito importantes para entender o mundo atual. O atual mapa do mundo, ou mapa-múndi, representa um momento da geopolítica internacional, resultado das complexas relações históricas entre territórios, Estados e nações. O mapa-múndi não é imutável; países ainda podem ser criados, extintos ou reorganizados. O mapa que vemos hoje é resultado de um processo histórico-social. Diversos povos vivem em constantes conflitos para obter autonomia política sobre um território, ou seja, lutam contra o domínio ou a invasão de seu território por outros países. Essa luta por autonomia pode levar à c

Formas de Relevo

Formas de Relevo