Pular para o conteúdo principal

7º Ano - Região Sul - exercícios - parte 2

Observe as imagens, leia os textos a seguir e responda às questões 19 a 25.


Texto 01
Os campos da região Sul do Brasil são denominados de pampas, termo indígena que significa região plana, abrangendo o estado do Rio Grande do Sul, o Uruguai e a Argentina. O clima nos campos sulinos é caracterizado por altas temperaturas no verão, chegando a 35 °C, e o inverno apresenta geadas e neve em algumas regiões, marcando temperaturas negativas. A precipitação anual está em torno de 1 200 mm, com chuvas concentradas nos meses de inverno. O clima é frio e úmido. A vegetação predominante é de gramíneas, leguminosas e compostas, compondo uma paisagem homogênea. [...] Os campos sulinos possuem uma diversidade de mais de 515 espécies. Já os terrenos planos das planícies e planaltos gaúchos e as coxilhas, de relevo suave ondulado, são colonizados por espécies pioneiras campestres que formam uma vegetação tipo savana aberta.

Universidade Federal Fluminense. Disponível em: <www.uff.br/espacouffciencias/pampas.htm>. Acesso em: 12 jul. 2012.

Texto 02

                  É um dos ecossistemas mais ricos em relação à biodiversidade de espécies animais, contando com espécies endêmicas (espécie endêmica é aquela espécie animal ou vegetal que ocorre somente em uma determinada área ou região geográfica), raras, ameaçadas de extinção e de interesse econômico. As principais espécies ameaçadas de extinção são exemplificadas por inúmeros animais, como: a onça-pintada, a jaguatirica, o mono-carvoeiro, o macaco-prego, o guariba, o mico-leão-dourado, vários sagüis, a preguiçade-coleira, o caxinguelê, o tamanduá. Entre as aves destacam-se o jacu, o macuco, a jacutinga, o tiê-sangue, a araponga, o sanhaço, numerosos beija-flores, tucanos, saíras e gauramos. Entre os mamíferos, 39% também são endêmicos, o mesmo ocorrendo com a maioria das borboletas, dos répteis, dos anfíbios e das aves nativas. Nela sobrevivem mais de 20 espécies de primatas, a maior parte delas endêmicas. As Unidades de Conservação da Natureza são a principal estratégia de proteção de áreas de forma especial, capaz de junto com as outras áreas protegidas conservar parte da riqueza desse bioma.

19) Como são denominados os campos?
20) O que significa o termo “pampas”?
21) Quais as características do clima dos pampas?
22) Como é a vegetação dos campos?
23) Como se caracterizam as coxilhas?
24) O que é espécie endêmica?
25) Cite três espécies do campos sulinos ameaçadas de extinção.


Leia o texto a seguir e responda às questões 26 a 35.

Nos séculos XVII e XVIII, os tropeiros eram comuns e parte da vida da zona rural e de cidades do sul do Brasil. Vestidos como gaúchos, com chapéus, ponchos e botas, os tropeiros dirigiram rebanhos de gado e levaram bens dessa região para São Paulo, onde eram comercializados na feira de Sorocaba. De São Paulo, os animais e mercadorias iam para os estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. O tropeiro iniciava a profissão por volta dos 10 anos, acompanhando o pai, que era o negociante (compra e venda de animais) e o condutor da tropa. Usava chapelão de feltro cinza ou marrom de abas viradas, camisa de pano forte de cor similar ao chapéu, manta jogada sobre o ombro e botas de couro flexível, que chegavam até o meio da coxa para proteção nos terrenos alagados e matas. No Rio Grande, a cidade de Viamão tornou-se um dos principais centros de comércio e formação de tropas que tinham como destino os mercados de São Paulo. Porém, de outras regiões do sul também partiam as tropas, quase sempre com o mesmo destino. Nesses trajetos, os tropeiros procuravam seguir o curso dos rios ou atravessar as áreas mais abertas, os “campos gerais” e, mesmo conhecendo os caminhos mais seguros, o trajeto levava várias semanas.

RECCO, Claudio. tropeirismo no Brasil. Disponível em: <www.historianet.com.br/conteudo/ default.aspx?codigo=496>. Acesso em: 12 jul. 2012. Adaptado.
26) Em que época os tropeiros eram comuns na vida da zona rural e cidades do sul do Brasil.
27) Como se vestiam os tropeiros?
28) Como era o trabalho dos tropeiros?
29) Para onde os tropeiros levavam o gado do sul do país?
30) Qual o destino final do gado que era vendido?
31) Com que idade o tropeiro começa a sua profissão?
32) Como se vestiam os tropeiros?
33) Qual a importância de Viamão para o comércio e os tropeiros?
34) Quanto tempo levava o trajeto dos tropeiros?
35) Para pesquisar: Onde fica Viamão? Você saberia responder se esta cidade fica próxima de Porto Alegre?

Comentários

Postagens de acordo com a série <-clique aqui


Sistema Solar

Sistema Solar

Postagens mais visitadas deste blog

9º ano - Abril 2021 - O continente europeu - Aspectos gerais - Divisão política- Localização - Regionalização da Europa - Aspectos físico-naturais.

  Atividades de Abril - O continente europeu - Aspectos gerais - Divisão política- Localização - Regionalização da Europa - Aspectos físico-naturais.   Europa: continente ou península da Eurásia? Do ponto de vista físico, a Europa fica na porção oeste da grande massa continental da Eurásia (Europa e Ásia), numa grande península. Península é uma porção de terra emersa cercada de água por todos os lados, exceto um, que a une ao continente. Os Montes Urais, os mares Negro e Cáspio e a Cordilheira do Cáucaso são considerados os limites naturais entre a Europa e a Ásia. Historicamente, eles representaram obstáculos físicos para a integração entre os povos do leste e do oeste da Eurásia. Sob os aspectos histórico, político e social, entretanto, a Europa é considerada um continente em virtude dos fatores que a distinguem tanto do conjunto mundial como da Ásia. A Europa foi o centro de movimentos importantes, com desdobramentos em todo o mundo, como a democracia grega, o direito romano,

Atividades 8º ANO de Maio - América - Aspectos gerais - Regionalização - Formação histórica da América - Aspectos físico naturais - relevo e clima.

      Os continentes Costumam-se reconhecer seis continentes na superfície terrestre: América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida. Este último continente, pelo fato de ser relativamente inóspito, é o único que não é intensivamente ocupado nem dividido em países ou Estados nacionais. Os continentes são imensas massas sólidas na superfície terrestre, diferentes das ilhas, que são terras emersas menores. Sabemos que a maior parte da superfície terrestre é constituída por oceanos e mares. Eles abrangem cerca de 73% dos 510 milhões de quilômetros quadrados que correspondem à superfície total do nosso planeta. Já os continentes e as ilhas abrangem apenas cerca de 27% da superfície da Terra.   O continente Americano O continente americano localiza-se inteiramente no Hemisfério Ocidental e é o segundo maior do mundo, com uma área territorial de 42.209.248 quilômetros quadrados. A América se alonga no sentido norte-sul, abrangendo desde o norte do Canadá até o sul da Argentina e d

8 ano - Abril 2021 - Geopolítica, Região e Regionalização, Tipos de Regionalização do Mundo.

  Geopolítica e relações internacionais Pode-se definir geopolítica como a ciência que estuda estratégias do Estado para administrar seu território, visando à sobrevivência de seu povo e sua melhor inserção no plano internacional. Além desse termo, Estado, nação, território e país são conceitos-chave da Geografia. Embora às vezes sejam usados como sinônimos, cada termo se refere a conceitos distintos,  muito importantes para entender o mundo atual. O atual mapa do mundo, ou mapa-múndi, representa um momento da geopolítica internacional, resultado das complexas relações históricas entre territórios, Estados e nações. O mapa-múndi não é imutável; países ainda podem ser criados, extintos ou reorganizados. O mapa que vemos hoje é resultado de um processo histórico-social. Diversos povos vivem em constantes conflitos para obter autonomia política sobre um território, ou seja, lutam contra o domínio ou a invasão de seu território por outros países. Essa luta por autonomia pode levar à c

Formas de Relevo

Formas de Relevo