Pular para o conteúdo principal

6º Ano - Atividades de Outubro

Escola: 

NOME:                                                   

TURMA:

 ATIVIDADES DE OUTUBRO  - Geografia - 6º Ano

OS CLIMAS DA TERRA

Como vimos, os diferentes tipos de clima são influenciados por diversos fatores: a quantidade de calor que cada região da Terra recebe do Sol, a movimentação de massas de ar, os fatores geográficos (como a altitude, a latitude, a maritimidade e continentalidade), as atividades humanas, a presença de determinada vegetação etc.

Ilustração - Clima equatorial 

Clima Equatorial - O clima Equatorial ocorre nas proximidades da linha do Equador. Nessas áreas, a alta quantidade de radiação solar recebida e as altas temperaturas registradas durante todo o ano fazem com que haja maior evaporação, o que provoca aumento da umidade do ar e abundância de chuvas ao longo de todo o ano.


Clima Tropical - O clima Tropical ocorre principalmente entre os trópicos, em áreas da África, da América Central, da América do Sul, da Ásia e da Oceania. Costuma apresentar verão quente e chuvoso e inverno mais seco, com temperaturas amenas. Nesse tipo de clima, há variações na umidade em função da continentalidade e da maritimidade.

Clima Subtropical - O clima Subtropical ocorre na América do Norte, na América do Sul e em parte da Ásia. Esse tipo de clima apresenta chuvas bem distribuídas ao longo do ano e temperatura média anual inferior a 18 °C. As estações do ano são bem demarcadas: verão quente e inverno frio, com ocorrência ocasional de geadas e neve.

O clima temperado é o tipo de clima que apresenta as 4 estações bem definidas. E comum concepção difundida nos desenhos e filmes. 

Clima Temperado - É característico das regiões situadas entre os trópicos e os círculos polares. As estações do ano são bem definidas, com temperaturas entre –3 °C e 18 °C. Esse clima ocorre em grande parte do continente europeu e em parte da América do Norte, da América do Sul, da Ásia e da Oceania. O clima Temperado Oceânico é típico das áreas próximas ao litoral, que recebem umidade do oceano. Apresenta médias pluviométricas anuais de 2 000 mm e temperaturas amenas. No interior dos continentes, encontramos o clima Temperado Continental, com verões quentes e invernos rigorosos.

Clima Mediterrâneo - O clima Mediterrâneo é caracterizado pela grande influência da maritimidade, pelos verões quentes e secos e pelos invernos com muitas chuvas e temperaturas amenas. É propício à agricultura, favorecendo alguns tipos de cultivo, como o de azeitonas. Esse tipo de clima ocorre principalmente no sul da Europa e no norte da África, mas pode ser encontrado também no sul do continente africano, na costa oeste dos Estados Unidos e no sul da Austrália.

Clima Semiárido - A principal característica do clima Semiárido é a precipitação baixa e mal distribuída ao longo do ano. As temperaturas são variáveis: altas na Zona Tropical e mais baixas nas Zonas Temperadas. As áreas semiáridas da Ásia Central, do Canadá e do sul da América do Sul (Patagônia) também apresentam baixas temperaturas.





Clima Desértico - No clima Desértico, as chuvas são praticamente ausentes e a baixa umidade do ar contribui para a formação de desertos. Nos desertos a temperatura varia bastante, durante o dia é muito quente e a noite pode exibir temperaturas negativas.

Clima Frio - O clima Frio é característico de áreas de alta latitude, próximas ao Círculo Polar Ártico. Esse tipo de clima, que abrange grande parte da Rússia e do Canadá, apresenta temperaturas baixas na maior parte do ano, com invernos longos e rigorosos e precipitação de neve. Já os verões são curtos e marcados por temperaturas amenas.

Clima Polar- O clima Polar ocorre nas regiões polares e é caracterizado pelas baixas temperaturas e precipitações em forma de neve ao longo de todo o ano. Esse tipo de clima ocorre na Antártida, na Groenlândia, na Sibéria, no norte do Alasca, no extremo norte do Canadá e em parte da Islândia. As áreas de clima Polar são pouco habitadas, pois a agricultura e as atividades cotidianas são dificultadas pela neve e pelo frio intenso.

Clima Frio de Montanha- O clima Frio de Montanha, por se tratar de um tipo de clima determinado diretamente pela altitude, pode ser encontrado em diferentes zonas climáticas, mesmo entre os trópicos. É marcado pelas temperaturas baixas durante todo o ano, e a presença de neve é constante. Em função do ar rarefeito e das baixas temperaturas, as regiões de clima Frio de Montanha apresentam uma reduzida população de plantas, animais e seres humanos.

 

OS TIPOS DE VEGETAÇÃO

A seguir são apresentadas algumas características dos principais tipos de vegetação do mundo.

Na ilustração diversos tipos de vegetação. 

 

Florestas

Existe na Terra uma grande diversidade de florestas, que apresentam aspectos variáveis conforme a umidade e a temperatura de cada região. Os principais tipos de floresta são: Equatoriais e Tropicais; Temperadas e Subtropicais; Boreais.

 


Florestas Equatoriais e Tropicais - Elas estão presentes nas faixas de clima Equatorial e Tropical. São, portanto, típicas de áreas de clima quente e úmido. Ocorrem em regiões da América Central e da América do Sul, na África e no Sudeste Asiático. As Florestas Tropicais e Equatoriais apresentam a maior biodiversidade do planeta, ou seja, o maior conjunto de espécies de seres vivos. São densas e exuberantes, constituídas por diversas camadas com plantas de diferentes tamanhos e características, propiciando uma infinidade de ambientes que dão abrigo a variada fauna. No entanto, têm sido amplamente devastadas para implantação de projetos agropecuários e exploração de madeira.


Florestas Temperadas e Subtropicais - As Florestas Temperadas e Subtropicais localizam-se em regiões de clima Temperado Úmido, suas árvores perdem as folhas no inverno. Elas cobriam a maior parte da Europa, o nordeste dos Estados Unidos e parte do Japão, mas foram praticamente destruídas ao longo do tempo. Atualmente, parte do que restou das Florestas Temperadas são áreas protegidas em alguns parques e reservas.



Florestas Boreais - São também conhecidas como Taiga ou Matas de Coníferas. As árvores coníferas são assim chamadas porque têm a forma de cone. As Florestas Boreais são formações homogêneas, com predomínio de pinheiros. Ocorrem nas Zonas Temperadas de países como o Canadá, a Noruega, a Suécia, a Finlândia e a Rússia. São muito exploradas para extração de madeira, da qual se extrai a celulose, matéria-prima para a fabricação do papel.

 

Outros tipos de vegetação:

Vegetação Mediterrânea - Característica do clima Mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos chuvosos, essa vegetação tem predomínio de árvores e arbustos adaptados aos períodos secos e distribuídos de maneira esparsa. Ocorre principalmente no sul da Europa e no norte da África.

Savanas - As Savanas ocorrem, principalmente, na América do Sul, na África e na Austrália. São características de regiões tropicais que apresentam uma estação seca bem definida alternada por uma estação úmida. Sua vegetação compõe-se basicamente de arbustos, plantas rasteiras e poucas árvores. Nas Savanas africanas, a fauna é muito diversificada e abriga grandes animais, como elefantes, girafas, rinocerontes, leões, búfalos e leopardos.


Pradarias - As Pradarias são características de áreas de pouca pluviosidade. Ocorrem na América do Norte, na Europa, na Ásia, na África e na América do Sul. São formadas basicamente por gramíneas, mas também podem apresentar alguns arbustos. Em todo o mundo, as áreas de Pradaria foram muito usadas para a pecuária, o que causou um intenso desgaste desse tipo de vegetação e dos solos.

Estepes - Presentes em regiões Semiáridas, como o oeste dos Estados Unidos e áreas da Mongólia e do Paquistão, as Estepes são vegetações herbáceas constituídas por gramíneas que se distribuem de maneira irregular, em tufos e pequenos arbustos, deixando extensas áreas de solo descobertas.


Vegetação de Deserto - A vegetação desértica ocorre em regiões onde há poucas precipitações de chuvas. Ela é formada, nos desertos por gramíneas, arbustos e algumas plantas isoladas que se adaptam ao ambiente, com poucas folhas ou com espinhos, como os cactos.

Nos desertos frios e no clima Polar como o da Antártida, no verão, podem brotar, por exemplo, musgos e liquens em áreas costeiras livres de gelo.



Vegetação de Altitude - Nas áreas montanhosas em altitudes elevadas, o ar mais rarefeito e a diminuição da temperatura limitam o desenvolvimento de espécies vegetais. Por isso, quanto maior a altitude de um local, menor o porte da vegetação, que pode ser constituída por florestas na base das montanhas ou por campos nas maiores altitudes, onde se desenvolvem gramíneas, musgos e liquens.

Tundra - é o nome da formação vegetal que ocorre no extremo norte da Ásia, Europa e América do Norte, por cerca de três meses ao ano, durante o descongelamento parcial do solo. É formada por musgos, liquens e poucas plantas rasteiras.

 

Marque V ou F:

1. ( ) No clima tropical o inverno é úmido e frio e o verão é seco e quente.

2. ( ) No clima subtropical as estações do ano são bem demarcadas: verão quente e inverno frio, com ocorrência ocasional de geadas e neve.

3. ( ) No clima desértico chove muito e até durante a noite é muito quente.

4. ( ) O clima Polar ocorre nas regiões polares e é caracterizado pelas baixas temperaturas e precipitações em forma de neve ao longo de todo o ano.

5. ( ) As Florestas Equatoriais e Tropicais estão presentes nas faixas de clima Equatorial e polar.

6. ( ) As Florestas Temperadas localizam-se em regiões de clima Temperado Úmido, suas árvores perdem as folhas no inverno.

7. ( ) As florestas Boreais são também conhecidas como Taiga ou Matas de Coníferas.

8. ( ) A vegetação desértica ocorre em regiões onde há poucas precipitações de chuvas. Ela é formada, nos desertos por gramíneas, arbustos e algumas plantas isoladas que se adaptam ao ambiente, com poucas folhas ou com espinhos, como os cactos

 

Comentários

Postagens de acordo com a série <-clique aqui


Sistema Solar

Sistema Solar

Postagens mais visitadas deste blog

9º ano - Abril 2021 - O continente europeu - Aspectos gerais - Divisão política- Localização - Regionalização da Europa - Aspectos físico-naturais.

  Atividades de Abril - O continente europeu - Aspectos gerais - Divisão política- Localização - Regionalização da Europa - Aspectos físico-naturais.   Europa: continente ou península da Eurásia? Do ponto de vista físico, a Europa fica na porção oeste da grande massa continental da Eurásia (Europa e Ásia), numa grande península. Península é uma porção de terra emersa cercada de água por todos os lados, exceto um, que a une ao continente. Os Montes Urais, os mares Negro e Cáspio e a Cordilheira do Cáucaso são considerados os limites naturais entre a Europa e a Ásia. Historicamente, eles representaram obstáculos físicos para a integração entre os povos do leste e do oeste da Eurásia. Sob os aspectos histórico, político e social, entretanto, a Europa é considerada um continente em virtude dos fatores que a distinguem tanto do conjunto mundial como da Ásia. A Europa foi o centro de movimentos importantes, com desdobramentos em todo o mundo, como a democracia grega, o direito romano,

Atividades 8º ANO de Maio - América - Aspectos gerais - Regionalização - Formação histórica da América - Aspectos físico naturais - relevo e clima.

      Os continentes Costumam-se reconhecer seis continentes na superfície terrestre: América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida. Este último continente, pelo fato de ser relativamente inóspito, é o único que não é intensivamente ocupado nem dividido em países ou Estados nacionais. Os continentes são imensas massas sólidas na superfície terrestre, diferentes das ilhas, que são terras emersas menores. Sabemos que a maior parte da superfície terrestre é constituída por oceanos e mares. Eles abrangem cerca de 73% dos 510 milhões de quilômetros quadrados que correspondem à superfície total do nosso planeta. Já os continentes e as ilhas abrangem apenas cerca de 27% da superfície da Terra.   O continente Americano O continente americano localiza-se inteiramente no Hemisfério Ocidental e é o segundo maior do mundo, com uma área territorial de 42.209.248 quilômetros quadrados. A América se alonga no sentido norte-sul, abrangendo desde o norte do Canadá até o sul da Argentina e d

8 ano - Abril 2021 - Geopolítica, Região e Regionalização, Tipos de Regionalização do Mundo.

  Geopolítica e relações internacionais Pode-se definir geopolítica como a ciência que estuda estratégias do Estado para administrar seu território, visando à sobrevivência de seu povo e sua melhor inserção no plano internacional. Além desse termo, Estado, nação, território e país são conceitos-chave da Geografia. Embora às vezes sejam usados como sinônimos, cada termo se refere a conceitos distintos,  muito importantes para entender o mundo atual. O atual mapa do mundo, ou mapa-múndi, representa um momento da geopolítica internacional, resultado das complexas relações históricas entre territórios, Estados e nações. O mapa-múndi não é imutável; países ainda podem ser criados, extintos ou reorganizados. O mapa que vemos hoje é resultado de um processo histórico-social. Diversos povos vivem em constantes conflitos para obter autonomia política sobre um território, ou seja, lutam contra o domínio ou a invasão de seu território por outros países. Essa luta por autonomia pode levar à c

Formas de Relevo

Formas de Relevo