Pular para o conteúdo principal

7º Ano - Região Sul - Textos e exercícios - parte 1

Atenção: Copie as questões e responda no caderno. Não é obrigatório copiar os textos.
Texto 1) Observe as imagens, leia o texto e responda as questões 1 a 8:


 Pinheiro-do-paraná, pinho, pinheiro brasileiro, pinheiro-caiová, pinheiro-das-missões e pinheiro-são-josé  a araucária é conhecida por muitos nomes. É uma árvore alta e sua copa tem a forma de um guarda-chuva invertido, pois os galhos são virados para cima. Ela aparece principalmente nos estados do Sul do Brasil: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
            O Paraná, antes de os campos do interior serem cobertos pelas lavouras de café e soja, a araucária cobria quase todo o estado. Os índios que moravam ali deram o nome de Curitiba ("muito pinhão" ou "imensidão de pinheiros") ao grande planalto que começava depois da Serra do Mar. O nome ficou e hoje Curitiba é a capital do Paraná.
            Muito apreciada para a construção de móveis e casas, a araucária foi exportada para a Europa durante a Primeira Guerra Mundial. Resultado: grandes serrarias instaladas no Sul do Brasil dizimaram milhões e milhões de árvores. Hoje restam apenas 2% da formação original, um ambiente rico que abriga diversas espécies de animais.
            As florestas de araucárias não têm  essa árvore. Muitas plantas, como a imbuia, a erva-mate (que serve para fazer chimarrão e chá) e outras herbáceas, nascem junto aos pinheiros. Essas árvores podem chegar a pouco mais de 50 metros de altura. Sua madeira, o pinho, é aproveitada para fazer peças de construção (como vigas, forros e pisos) e na fabricação de papel.
Questões:
1) Com  base no texto e na imagem, descreva a vegetação da Mata de Araucárias.
2) Que atividades humanas provocaram a devastação da Mata de Araucárias?
3) A Mata de Araucárias é típica de que Região do país?
4) Quais são os 3 Estados da Região Sul?
5) O que resta atualmente da Mata de Araucária?
6) Que outras plantas são encontradas na Mata de Araucária?
7) Como é utilizada da madeira da Araucária?
8) Qual é a capital do Paraná?

Leia o texto e responda as questões 9 a 14.
   A OCUPAÇÃO DA REGIÃO SUL
                A pecuária motivou a instalação dos primeiros habitantes, ainda no Brasil Colônia, porém não atraía grandes populações, por ser uma atividade extensiva e que utilizava pouca mão-de-obra. Para consolidar a ocupação da região, o governo estimulou a colonização europeia, entre os séculos XIX e XX, chegando um grande número de imigrantes alemães, italianos, poloneses, ucranianos, entre outros.
                Nas áreas colonizadas por imigrantes europeus, predominou a pequena propriedade, com policultura e com mão-de-obra familiar. Essa melhor distribuição da terra contribui bastante para a qualidade de vida da Região Sul.
9) O que motivou a instalação dos primeiros habitantes na Região Sul?
10) Por que a pecuária não atraia grandes populações?
11) O que fez o governo para estimular a colonização?
12) De que países vieram a maioria dos imigrantes europeus?
13) O que predominou nas áreas colonizadas pelos imigrantes europeus?
14) O que contribui para uma melhor qualidade de vida da Região Sul?

Leia o texto e responda às questões 15, 16, 17 e 18.

[...] A Serra Gaúcha é a região serrana mais bonita e com uma das melhores estruturas turísticas do Brasil. De novembro a março é verão na Serra, época das flores, com predominância das hortênsias que margeiam as estradas e enfeitam as cidades.

A Serra fica incrivelmente bonita no verão, para muitos, mais bonita que no inverno. Diferentemente de outras cidades serranas do Brasil, a Serra Gaúcha tem diversidade de culturas e costumes. São italianos em Bento Gonçalves, Garibaldi e Caxias do Sul. São alemães e italianos em Gramado e Canela e alemães em Nova Petrópolis. As cidades preservam a cultura do país de origem, nas construções, culinária e festas típicas. Não se pode negar, porém, que as cidades gaúchas, em especial Gramado e Canela, reinam na temporada. Não é para menos: elas parecem reunir todo o charme da estação. Comidas típicas, como sopas e fondues, e eventos culturais, como festivais de música e festas tradicionalíssimas. Tudo devidamente temperado por vinhos, em ambientes decorados e esquentados por lareiras [...].
DUARTE, Renato. Gramado e Canela. Revista Turismo. Disponível em: <www.revistaturismo.com.br/Dicasdeviagem/gramadoecanela.htm>. Acesso em: 12 jul. 2012.

15) Qual o principal atrativo da Serra nos meses de verão?
16) Quais são os grupos de imigrantes que vivem na região das serras?
17) Como as cidades preservam a cultura do seu país de origem?
18) Quais são as duas cidades com maior destaque para o turismo? O que elas oferecem?

Comentários

Postagens de acordo com a série <-clique aqui


Sistema Solar

Sistema Solar

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades 8º ANO de Maio - América - Aspectos gerais - Regionalização - Formação histórica da América - Aspectos físico naturais - relevo e clima.

      Os continentes Costumam-se reconhecer seis continentes na superfície terrestre: América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida. Este último continente, pelo fato de ser relativamente inóspito, é o único que não é intensivamente ocupado nem dividido em países ou Estados nacionais. Os continentes são imensas massas sólidas na superfície terrestre, diferentes das ilhas, que são terras emersas menores. Sabemos que a maior parte da superfície terrestre é constituída por oceanos e mares. Eles abrangem cerca de 73% dos 510 milhões de quilômetros quadrados que correspondem à superfície total do nosso planeta. Já os continentes e as ilhas abrangem apenas cerca de 27% da superfície da Terra.   O continente Americano O continente americano localiza-se inteiramente no Hemisfério Ocidental e é o segundo maior do mundo, com uma área territorial de 42.209.248 quilômetros quadrados. A América se alonga no sentido norte-sul, abrangendo desde o norte do Canadá até o s...

9º ano - Abril 2021 - O continente europeu - Aspectos gerais - Divisão política- Localização - Regionalização da Europa - Aspectos físico-naturais.

  Atividades de Abril - O continente europeu - Aspectos gerais - Divisão política- Localização - Regionalização da Europa - Aspectos físico-naturais.   Europa: continente ou península da Eurásia? Do ponto de vista físico, a Europa fica na porção oeste da grande massa continental da Eurásia (Europa e Ásia), numa grande península. Península é uma porção de terra emersa cercada de água por todos os lados, exceto um, que a une ao continente. Os Montes Urais, os mares Negro e Cáspio e a Cordilheira do Cáucaso são considerados os limites naturais entre a Europa e a Ásia. Historicamente, eles representaram obstáculos físicos para a integração entre os povos do leste e do oeste da Eurásia. Sob os aspectos histórico, político e social, entretanto, a Europa é considerada um continente em virtude dos fatores que a distinguem tanto do conjunto mundial como da Ásia. A Europa foi o centro de movimentos importantes, com desdobramentos em todo o mundo, como a democracia grega, o direito...

6º Ano - TERRA E O SISTEMA SOLAR

A TERRA E O SISTEMA SOLAR   Para começar este novo conteúdo, assista o vídeo : O vídeo pode ser acessado neste endereço: https://www.youtube.com/watch?v=dob2tk_ipec Exercício para pesquisar: 1 ) Faça um desenho do Sistema Solar com o Sol e os 8 planetas. Os planetas devem estar organizados em ordem de proximidade em relação ao Sol. Geografia e a Terra no Universo Para estudar Geografia, é necessário conhecer alguns aspectos da Terra no Universo. Isso porque muitos fenômenos que se manifestam na superfície da Terra se originam no espaço cósmico ou Universo. As estações do ano, por exemplo, de grande importância para as atividades humanas — época de plantio, de colheita, de se proteger do frio e da chuva etc. —, são explicadas pela inclinação do eixo da Terra, pelo movimento de translação que ela executa ao redor do Sol, pela sua forma esférica e pela variação de como a radiação solar atinge as diferentes porções da superfície terrestre. O próprio traçado dos círc...

Formas de Relevo

Formas de Relevo